Certamente você já ouviu falar em endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina - os chamados "hormônios da felicidade". Eles são neurotransmissores que têm efeito direto sobre nosso humor, bem-estar, prazer, senso de recompensa, descanso, sono, entre outros.
O que você come tem muita influência sobre eles. É a partir dos nutrientes absorvidos por meio da alimentação que ocorre a produção desses neurotransmissores. É verdade, portanto, que a alimentação tem o poder de interferir em como você se sente e como lida com suas emoções.
Veja abaixo alguns alimentos que são conhecidos pelos efeitos positivos na produção desses "Hormônios da Felicidade":
1. ENDORFINA (sensações de prazer, felicidade, bem-estar)
🌶️ Pimentas, aveia, chia, 🍫 chocolate amargo ou com alto teor de cacau.
2. SEROTONINA (ritmo cardíaco, sono, humor, memória, apetite)
Castanhas, cacau, 🐟 peixes, 🥚 ovos, 🥛 laticínios, lentilha, feijão, grão-de-bico, aveia, centeio, nozes, 🍌 banana, 🥑 abacate, frutas secas, brócolis, espinafre e chocolate amargo.
3. DOPAMINA (humor, funções motoras, memória, raciocínio, apetite, sono)
Carnes magras, peixes, 🥬folhas escuras, feijão, soja, nozes, grãos integrais, 🍌 banana, 🥑abacate e 🥦 brócolis.
4. OCITOCINA (prazer, vínculos afetivos, habilidades sociais, sono, apetite)
Ostras, figos, quinoa e 🌶️ pimentas.
Consumir esses alimentos que ativam os "hormônios da felicidade" aumenta a sensação de bem-estar de forma natural, o que é ótimo. Mas tenha em mente que eles são apenas parte de um cuidado maior e integral com sua saúde emocional e mental, que pode envolver também atividades físicas, o cultivo de relações saudáveis, descanso adequado, psicoterapia, entre outras.
Estou à sua disposição para ajudar você a fazer opções alimentares saborosas, equilibradas e nutritivas, que além de serem saudáveis, colaborem para que você sinta mais bem-estar e felicidade! Conte comigo!
#hormoniosdafeliicidade #serotonina #alimentacaofuncional #nutricaomudandovidas #tenhaumnutricionista
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário