Como têm uma cor diferente e vibrante, os ovos vermelhos - ou, mais precisamente, marrons - costumam gerar curiosidade no que diz respeito ao seu valor nutricional, em comparação aos tradicionais ovos brancos.
A diferença entre os ovos vermelhos e os brancos está relacionada simplesmente à linhagem da galinha que bota os ovos. Mas é um mito a ideia de que os ovos vermelhos são mais nutritivos do que os brancos.
Galinhas brancas ou marrons, criadas da mesma forma, sejam elas livres em pastos ou em granjas, não produzirão ovos com qualquer diferença nutricional, independentemente da cor.
Mas veja só: ovos vermelhos não são o mesmo que ovos caipiras! São as aves criadas de forma mais natural, sem gaiolas e com uma alimentação baseada em milho e cereais, que botam os ovos "caipiras", que podem ser tanto brancos quanto vermelhos.
O ovo caipira, sim, tem uma diferença nutricional, quando comparado ao ovo de granja. Os caipiras costumam ser mais saborosos, em parte devido à alimentação mais natural recebida pelas galinhas e à forma como são criadas. É um ovo que possui mais betacaroteno (que dá a cor mais alaranjada à gema), que é convertido em vitamina A, cuja ação antioxidante combate os radicais livres no organismo.
O fato é que ovos vermelhos ou brancos, de granja ou caipiras, são alimentos de alto valor nutricional, ricos em proteínas e aminoácidos, vitaminas A, E, D e do complexo B, fósforo, cálcio, ferro e antioxidantes. Eles oferecem diversos benefícios à saúde, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, ajudando na absorção do cálcio, fortalecendo o sistema imunológico, entre outros.
Eles ajudam também no ganho de massa muscular e oferecem sensação de saciedade, tão desejada para quem deseja controlar o peso.
Conte comigo para ajudar você a usar consumir ovos em várias receitas diferentes. Branco ou Vermelho, ela é um ótimo alimento para você ter em sua rotina alimentar!
#ovovermelho #ovocaipira #beneficiodoovo #dicanutri #cascadeovo
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário