Quem cozinha conhece o poder que vem dos temperos. O sal é, sem dúvida, aquele que mais se destaca, sendo usado há milhares de anos para realçar os sabores, intensificar a percepção de aromas e até para fins de conservação de alimentos. 🧂
O "problema" do sal é o excesso. Inclusive, estudos já demonstraram que o brasileiro tem o hábito de comer sal em grandes quantidades, o que aumenta o risco para o desenvolvimento de certas doenças, como a hipertensão, doenças renais e até doenças cardíacas.
A boa notícia é que é possível reduzir o consumo de sal, com outros temperos que realçam o paladar, tornando as receitas mais saudáveis, sem que você precise abrir mão do sabor.
Aqui estão algumas boas dicas:
- PIMENTAS DIVERSAS 🌶️
Tempera muito bem feijão, carnes, aves e frutos do mar. Ajuda na redução do colesterol, na digestão, na circulação sanguínea e melhora o sistema imunológico.
- ALHO 🧄 E CEBOLA 🧅
Estão entre as melhores opções para substituir o sal, podendo ser usados em quase todas as receitas. A dupla estimula as funções respiratórias, melhora a circulação sanguínea e previne o envelhecimento das artérias.
- LIMÃO 🍋 E LARANJA 🍊
Excelentes em saladas, carnes brancas e até no feijão. Ricos em vitaminas, aumentam as defesas do organismo e facilitam a digestão, por terem fibras solúveis.
- SÁLVIA, MANJERICÃO, TOMILHO E ORÉGANO 🌿
São ervas naturais e muito saborosas, que podem ser usadas em carnes, arroz, molhos e vegetais. Ricas em vitaminas, antioxidantes e anti-inflamatórios.
- ALGAS MARINHAS DESIDRATADAS
Picadas ou em pó, são ótimas substitutas do sal, acentuando o sabor de saladas, massas, arroz, pipoca e carnes, deixando-as mais nutritivas, pois são ricas em sais minerais e em iodo.
Fazendo boas trocas, é possível reduzir muito o consumo de sal, sem abrir mão do sabor, e ainda tornar sua alimentação mais equilibrada e mais saudável!
#menossal #menossalmaissaude #menossodio #melhornutri #melhornutricao
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário