segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Novembro Azul: A Alimentação é Parte do Cuidado

 

O Novembro Azul é uma importante campanha de conscientização contra o câncer de próstata, que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele.

É uma campanha ampla, que tem foco no tratamento, no diagnóstico precoce (que aumenta muito as chances de cura), e na prevenção da doença.

A atenção aos hábitos alimentares é parte fundamental deste cuidado. Manter uma alimentação equilibrada e natural é uma forma importante de cuidar da saúde e diminuir os riscos para o desenvolvimento de muitas doenças, incluindo o câncer.

Especificamente em relação ao câncer de próstata, alguns alimentos merecem destaque:

- Tomate 🍅 e mamão possuem licopeno, um composto com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que tem efeito protetor e pode diminuir o risco de câncer, especialmente o de próstata.

- Vegetais verde-escuros são ricos em ácido fólico, que combate o efeito dos radicais livres nas células e também diminui a propensão ao câncer de próstata.

- Linhaça e soja ajudam a regular os níveis de testosterona no organismo, diminuindo os riscos da doença.

- Alho e cebola possuem compostos sulfurosos, antioxidantes naturais contra os radicais livres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI), seu consumo pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata.

- Leguminosas como feijão, lentilha e soja são ricos em fitoestrógenos, compostos que também ajudam a combater as células malignas do câncer.

O acompanhamento nutricional deve ser parte integrante de qualquer tratamento de câncer. Mas, além disso, ele pode ser uma grande ajuda também na prevenção.

O nutricionista pode ajudar a fazer boas escolhas e priorizar alimentos que sejam não apenas mais saudáveis, mas também ajudem a proteger a vida. 💙

#novembroazul #nutricaooncologica #habitossaudaveis #nutriçãofuncional #apoionutricional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.