A constipação intestinal, chamada popularmente de "intestino preso" ou "prisão de ventre", é um problema bastante comum, caracterizado pela dificuldade persistente de evacuar.
Estudos mostram que ele afeta cerca de 30% das pessoas, sendo 2 vezes mais frequente no público feminino. 😖
São muitas as possíveis causas: alterações hormonais, problemas na musculatura pélvica, dieta desbalanceada e pobre em fibras, baixo consumo de água, falta de atividade física, problemas metabólicos e uso de certos tipos de medicamentos.
A boa notícia é que existem alimentos com efeito laxante, que ajudam a reduzir bastante esse desconforto. O consumo diário deles, juntamente com a ingestão de água nas quantidades adequadas, ajuda a soltar o intestino e evita a constipação.
Veja quais são:
🥬 1. HORTALIÇAS FOLHOSAS CRUAS
Rúcula, acelga, espinafre, alface, couve, almeirão, escarola, entre outros, são ricos em fibras, que melhoram o trânsito intestinal e facilitam a eliminação das fezes.
2. MAMÃO
Rico em fibras, água e magnésio, mineral que estimula os movimentos intestinais, ajudando na eliminação das fezes. Consuma a fruta in natura, como suco ou vitamina.
3. IOGURTE NATURAL
Por ser um alimento probiótico, ajuda a equilibrar a flora intestinal, mantendo o bom funcionamento do intestino. Evite iogurtes adoçados ou com corantes.
4. AMEIXA
Rica em fibras e, em sua versão fresca, rica também em água, a ameixa ajuda a amolecer as fezes. Se preferir a versão desidratada, garanta que seja sem adição de açúcar e ingira no máximo 2 unidades por dia.
5. SEMENTES
Chia, linhaça, girassol e gergelim são ricos em ômega 3, uma gordura saudável que ajuda a lubrificar o intestino e melhora o trânsito intestinal.
Conte comigo para ajudar você a consumir mais esses e outros alimentos, com um plano alimentar que leve a uma vida mais equilibrada e saudável, livre do desconforto que é a constipação!
#intestinopreso #probioticos #prisaodeventre #costipacao #alimentossaudaveis
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário