quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Óleos Vegetais: Como Escolher O Melhor?

 

Hoje em dia, há tantas opções de óleos para cozinhar, que fica até difícil escolher, não é? Vamos ver algumas opções?

Existem os óleos refinados, como os óleos de soja, girassol, canola e milho, que têm maior rendimento na extração, são mais acessíveis, mas perdem muito em qualidade nutricional.

Já os óleos não-refinados, cuja extração é feita pela prensagem a frio, são mais puros e naturais, como os de oliva, abacate, gergelim, coco e semente de uva.

Para óleos que vão passar por aquecimento durante o preparo do alimento, é bom considerar seu "ponto de fumaça", que é a temperatura a partir da qual ele começa a se decompor e liberar radicais livres, prejudiciais à sua saúde.

Veja abaixo alguns bons óleos para cozinhar:

- O óleo de abacate tem um sabor especial e é muito versátil, pois suporta bem altas temperaturas. É rico em vitaminas B1, B2, C, D, E, aminoácidos, ômega 9 e antioxidantes.

- O óleo de amendoim é muito nutritivo, com aroma e sabor suaves. Com ponto de fumaça alto e ótima digestibilidade, é rico em ômega-6 e vitaminas B e E.

- O óleo vegetal de canola é resultado da modificação transgênica da colza, um vegetal da família da mostarda. Rico em ômega 3 e 6 e em gorduras monoinsaturadas, com bom ponto de fumaça.

- O azeite de oliva extravirgem, extraído por prensagem a frio, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde cardiovascular. Consuma preferencialmente sem aquecimento.

- O óleo de coco extravirgem tem propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas, e não oxida, mantendo-se nutritivo mesmo a altas temperaturas.

Você sabe, inclusive, que é possível cozinhar sem óleo, certo? Caldos e água, em panelas antiaderentes, são excelentes opções para cozinhar os alimentos, sem necessidade de usar óleo.

E lembre-se: assim como qualquer outro alimento, os óleos devem ser consumidos com moderação. Não exagere, independente de qual tenha sido o óleo que você escolheu!

#oleoscomestiveis #oleodecoco #oleodeabacate #oleosvegetais #alimentacaosaudavel

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: