quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Legumes Congelados: Tão Saudáveis Quanto Os Frescos?

 

Congelar legumes é uma excelente opção para facilitar o preparo das refeições da semana ou para evitar o desperdício, já que, quando congelados corretamente, eles mantêm a textura, a cor, o sabor e muitos dos seus nutrientes, podendo durar até 6 meses no congelador.

Embora legumes como a cebola, alho, cenoura, mandioca, abóbora e espinafre, possam ser congelados crus, a maior parte deles precisa passar por um processo chamado branqueamento, antes do congelamento.

Esse processo prolonga o tempo de armazenamento desses legumes, já que impede a ação de enzimas que poderiam estragá-los e escurecê-los.

"Branqueamento? Mas eu nunca ouvi falar!". Não se preocupe, porque é muito simples de fazer! 😉

Escolha legumes frescos, boa qualidade. Higienize bem, descasque, corte ou retire os talos e mergulhe-os na água fervente. Em seguida, faça o choque térmico: coloque-os imediatamente em uma tigela com água e gelo. Escorra e seque, para evitar o acúmulo de água durante o congelamento.

Embale, então, em recipientes herméticos, em pequenas porções, para consumi-las integralmente, sem precisar recongelar. Coloque uma etiqueta com a data do congelamento e prefira consumir primeiro aqueles com data mais antiga.

Toda grande mudança de temperatura, seja o cozimento ou congelamento, altera a propriedade e o valor nutricional dos alimentos. Porém, no congelamento é a que promove a menor alteração: o alimento perde apenas de 5 a 15% de seus nutrientes, o que é pouco significativo, se comparado aos muitos benefícios de consumir legumes, mesmo que congelados.

Conte comigo para criar um planejamento alimentar para você, que inclua alimentos saudáveis e dicas úteis, como esta do branqueamento, que considerem sua praticidade, sem abrir mão do valor nutricional dos alimentos!

#legumescongelados #branquearalimentos #saudeenutricao #escolhasconscientes #dicasnutri

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: