sexta-feira, 28 de novembro de 2025

"Fiapo" da Banana: Você Não Come, Né? Mas Deveria...

 

Que a banana é uma fruta versátil e muito apreciada, todo mundo já sabe. Suas muitas variedades - banana-maçã, nanica, prata, banana-da-terra, a banana-ouro e mais de mil outras variedades - podem ter diferentes texturas, sabores e tamanhos, mas com uma coisa em comum: são muito benéficas à nossa saúde.

Originária da Ásia, a banana é cultivada em muitos países, principalmente nas regiões tropicais, sendo que seus principais produtores são a China, Equador, Filipinas, Índia e o Brasil. Por aqui, é a mais consumida de todas as frutas, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Ricas em vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, as bananas contém também betacaroteno, luteína e zeaxantina, que são potentes antioxidantes. Entre seus benefícios, atua na melhora do nosso sono e humor, proporciona mais disposição e energia, reduz a pressão arterial, controla a glicemia, o colesterol e a função intestinal.

Bananas são consumidas de muitas formas: in natura, assadas, fritas ou cozidas. Em todas elas, a grande maioria das pessoas retira aqueles fiapos, que aparecem assim que você tira a casca da fruta. Eles formam o chamado "feixe de floema".

À primeira vista, eles podem até parecer incômodos e inúteis, mas são tão nutritivos quanto o resto da fruta. São tecidos de condução, que distribuem água e nutrientes para o interior da fruta, à medida em que ela se desenvolve. Entre eles estão o potássio, vitaminas e compostos antioxidantes.

Além da concentração de vitaminas e minerais, o floema é rico em fibras, que proporcionam saciedade, melhoram a função intestinal e reduzem o índice glicêmico da fruta.

Evite retirar os fiapos da banana! Eles são muito benéficos e podem ser comidos sem receio! Acostumar-se a eles significa aproveitar ainda mais tudo que essa fruta tão apreciada tem a oferecer! 🍌

#fiapodabanana #curiosidadesnutricionais #dicasdonutri #dicasdanutri #beneficiosdabanana

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: