quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Alimentação Saudável

 


Dez Passos Para Uma Alimentação Saudável


1) Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2) Inclua diariamente 6 porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.

3) Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4) Coma arroz com feijão todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas (vide post arroz e feijão) e bom para a saúde.

5) Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados (iogurte, queijo) e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

6) Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gordura trans.

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9) Beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10) Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.



Peso Saudável

Se você tem entre 20 e 60 anos, veja no quadro abaixo o seu IMC (Índice de Massa Corporal). Para calcular, divida o seu peso, em quilogramas, pela sua altura, em metros, elevada ao quadrado.


IMC = ___PESO ATUAL_ (quilogramas)___
ALTURA X ALTURA (metros)

IMC (kg/m²)
Estado Nutricional
Menor que 18,5
Você está com baixo peso
18,5 a 24,99
O seu peso está adequado
25 a 29,99
Alerta: sobrepeso
Maior que 30
Alerta: obesidade
Fonte: Ministério da Saúde.



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Alimentação saudável para todos: siga os dez passos. Ministério da Saúde. Disponível em: www.brasil.gov.br Acessado em: 05/02/2013.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei!!!
Todos devem cuidar da sua alimentação para não ter problemas de saúide.

Unknown disse...

Adorei as dicas!!! Preciso me atentar mais a elas!!!

Amei o blog ;D tô seguindo!
www.kiwizero.com

Gustavo disse...

Dicas muito boas! Porém a quantidade varia muito de acordo com o consumo energético de cada um. É sempre bom consultar um nutricionista pra saber as quantidades corretas de acordo com seu consumo energético e tipo de atividade física ou esporte praticados!