quarta-feira, 24 de junho de 2015

Viva São João!



      Para muitos, o mês de junho é um dos mais esperados do ano, adivinhem por quê? Junho é o mês das tão esperadas FESTAS JUNINAS! E é aí que muita gente fica preocupada com os quilinhos a mais que acompanham as festividades... Por isso hoje nós trouxemos para vocês um pouco da história dessa deliciosa festa e também algumas dicas de como aproveitar ao máximo sem abusar! Vamos ver?

Para começar, vocês sabem como essa festança começou? Tais festas eram inicialmente realizadas em comemoração as boas colheitas e fertilidade da terra. Para a igreja católica, são realizadas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, cujos dias são comemorados no mês de junho. No Brasil, essa festa rapidamente se difundiu por todos os estados, cada uma adaptada de alguma forma à tradição e cultura local. Apesar disso, em todas as culturas, o que não falta é comida boa! 




Alguns dos pratos típicos incluem aqueles que são feitos a partir do milho (bolos, pamonha, curau, canjica, milho cozido, pipoca, suco de milho...), mas variedades não faltam! Aqui na região Sudeste é comum encontrar também nas festas juninas o cachorro quente, pastel, lanches, cuscuz, e é claro: os famosos doces juninos! Tem paçoca, cocada, maria-mole, pudim, pé de moleque, doce de batata, doce de abóbora, arroz doce... Ufa, é doce que não acaba mais, sô! Fora as bebidas: quentão, vinho quente...

E por toda essa fartura, nós preparamos algumas dicas para aproveitar as festas juninas sem precisar fugir da balança... Vamos conferir?


- Primeiro, faça escolhas moderadas! Prefira alimentos mais naturais e menos calóricos. Os derivados do milho são uma ótima opção: milho cozido, cuscuz, pipoca. Além disso, escolha alguns alimentos mais típicos e que são menos consumidos durante o restante do ano, assim suas opções já serão mais limitadas e poderá aproveitar o melhor da festa.

- Não repita! Aproveite as diferentes preparações... E prefira aquelas que foram preparadas com todo carinho, especialmente para a ocasião. Tente evitar os industrializados, combinado?

- Limite o consumo de doces e refrigerantes. Esses alimentos são ricos em açúcares simples... Prefira consumir as bebidas típicas ou até mesmo a boa e velha água! Para os doces, escolha os caseiros e consuma cada um em pequena quantidade.

- Aproveite para participar das danças e se divertir! Nada como praticar um pouco de atividade física durante tanta comilança, não é mesmo? 
 


Para finalizar, preparamos uma receita típica especial e adaptada para uma forma mais saudável... Vocês já ouviram falar da flor de hibisco? O chá dessa flor aliado a uma dieta balanceada é comumente utilizado para o emagrecimento, já que os antioxidantes e ácidos orgânicos presentes nessa flor carregam consigo uma ação diurética que impede a retenção de líquidos. Que tal utilizar o hibisco também nas preparações de festa junina?

Quentão de hibisco 

Ingredientes

1 ½  copo de água
¼ maçã
1 pau de canela
3 rodelas de gengibre
4 cravos da índia
1 colher (sobremesa) hibisco

Modo de preparo

Leve ao fogo todos os ingredientes, menos o hibisco. Quando ferver, deixe por 5 minutos e desligue o fogo. Acrescente o hibisco, tampe o recipiente e deixe descansado por 5 minutos. Coe e sirva quente.

Esperamos que tenham gostado das dicas... Ótimas festas a todos! E lembre-se: tudo que é aproveitado com equilíbrio e moderação, não deixa de ser saudável!

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Texto elaborado pelas nutricionistas: Andressa Reginato, Ariadne Cecílio e Thaís de Fante.

Nutricionistas formadas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuam no ramo da pesquisa experimental e alimentação escolar. Integram a Equipe Nuthane desde 2013.


Nenhum comentário: