domingo, 17 de janeiro de 2016

Cuidados ao Comer na Rua no Verão



Durante o verão, é preciso redobrar o cuidado com as comidas de rua. O calor deteriora os alimentos com mais facilidade e o consumo de alimentos produzidos ou armazenados de forma inadequada pode atrapalhar os dias de diversão. Alimentos e bebidas também correm o risco de serem contaminados por microrganismo que podem causar infecções ou intoxicações alimentares. Por isso, é preciso estar sempre atento aos alimentos que você consome.

Os sintomas mais recorrentes destas infecções são diarreia líquida, náusea, vômitos, cólicas abdominais, e febre em alguns casos. Em geral eles passam em três dias, mas podem durar de um dia até uma semana. Alguns microrganismos podem causar reações mais graves, como distúrbios neurológicos, nos rins, no fígado, alérgicos, infecção generalizada e até morte.

A causa mais frequente de contaminação dos alimentos é o preparo inadequado, seja pela falta de higienização da matériaprima ou pela falta de higienização das mãos, dos utensílios e da superfície da pia. Pessoas com lesões na pele ou com ferimentos nas mãos, ao manipular os alimentos, também podem contaminá-los. Outro problema é o hábito de deixar a comida preparada ou suas sobras muito tempo fora da geladeira, isto é, em temperatura ambiente. Sabese que duas horas após o preparo, bactérias e toxinas começam a se desenvolver/multiplicarse.

A ingestão de determinados produtos de origem animal (carnes bovina, suína, aves, ovos, peixes e frutos do mar, leite e derivados não pasteurizados) crus ou mal cozidos também representam importante fator de risco para a ocorrência de infecções ou intoxicações, assim como o consumo de verduras cruas e frutas não apropriadamente higienizadas e desinfetadas.

Fique atento à higiene do local em que você for comer. Caso compre de um vendedor ambulante, atitude muito comum em praias, verifique se o alimento está bem acondicionado. Algumas escolhas também ajudam a evitar transtornos:

● Evite carnes (bovina, suína, aves, peixes) e todos os alimentos de origem animal, como ovos, crus ou mal cozidos. Certifique-se que eles foram bem assados antes de consumir;

● Lave sempre as mãos antes de antes de comer, após utilizar o banheiro e ao chegar da rua;


● Se for consumir frutas com casca, lave-a bem com água potável;

● Em padarias e confeitarias, evite tortas, bolos ou salgados recheados que estejam em temperatura ambiente. Esses produtos devem ser mantidos refrigerados ou aquecidos em estufas;

● Não guarde sobras de alimentos fora da geladeira. Duas horas em temperatura ambiente são suficientes para que micro-organismos e toxinas comecem a se desenvolver;

● Latas e garrafas de refrigerantes ou outras bebidas devem ser lavadas com água e sabão antes de serem guardados em geladeira e ou consumidos;

● Maioneses e outros molhos devem ser consumidos quando estiverem em saches. Não consuma esses alimentos em bisnagas e frascos reutilizáveis;

● Evite adicionar gelo nas bebidas. A água pode não ser tratada;

● Alimentos embalados devem conter no rótulo a identificação do produtor, data de validade e a embalagem deve estar íntegra.

Tratamento

O tratamento básico para intoxicações é feito a partir de ingestão de sais hidratantes orais e de muito líquido (água potável/tratada, sucos), mas casos graves devem ser avaliados por profissionais da saúde. Se você estiver doente, evite preparar alimentos que serão consumidos por outras pessoas, pois pode haver contaminação.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Rocha, G. Cuidados ao comer na rua no verão. Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: www.blog.saude.gov.br Acessado em: 12/01/2016.

Nenhum comentário: