quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Cevada


A cevada apesar de muito popularizada por ser um dos principais ingredientes da produção de cerveja , possui muitos nutrientes e pode ser utilizada de várias formas. 

Esse cereal é rico em antioxidantes e minerais, sua composição também apresenta  fibras, vitaminas do complexo B e minerais selênio e magnésio. O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo.

Os antioxidantes presentes na cevada auxiliam a combater radicais livres, sendo responsáveis por prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a pele e até mesmo prevenir o câncer. 

Além disso, estudos realizados comprovam que a ação das fibras presentes na cevada podem auxiliar no controle de lipídeos prevenindo assim que se desenvolva doenças crônicas relacionadas ao excesso deste macronutriente como colesterol e triglicérides. 

A cevada é composta por carboidrato por isso é recomendado seu consumo antes de atividades físicas, pois o carboidrato é responsável por ser fonte de energia. 10% da cevada é composta por proteínas, sendo assim auxilia da formação de tecidos e massa muscular, sendo uma excelente fonte proteica para nosso organismo e podendo ser recomendada na alimentação de vegetarianos e veganos. Além de carboidratos e proteína este cereal é uma importante fonte de fibras, que exerce, por meio de suas frações insolúvel e solúvel, efeitos metabólicos e fisiológicos no organismo humano, como mudanças das características do bolo alimentar durante a digestão, bem como na diversidade e atividade dos microrganismos intestinais.

A cevada pode ser utilizada de diversas formas, inclusive como um substituto para o café para pessoas que não se adaptam muito bem com cafeína ou possuem intolerância. Além disso, pode ser consumida cozida como substituto do arroz ou moída substituindo a farinha de trigo em preparações.

Apesar de não muito divulgada a cevada é um alimento rico em nutrientes e que pode ser consumida facilmente na alimentação diária. Para isso separei uma receita para auxiliar no experimento deste novo sabor.

Receita de salada de cevada com frutas secas

Ingredientes: 

1 xícara (chá) de cevada
2 xícaras (chá) de água
1 folha de louro
1 maçã verde
Suco de limão á gosto
2 colheres (sopa) de azeite
1/3 xícara (chá) de amêndoas sem casca e picadas
1/3 xícara (chá) de damasco picado
1/3 xícara (chá) de ameixa-preta picada
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher de tomilho fresco 

Modo de preparo: 

1. Numa tigela, coloque a cevada e cubra com o triplo de água. Esfregue com as mãos até a água ficar turva. Escorra a água e repita o procedimento 3 vezes. Transfira a cevada para um escorredor.
2. Numa panela, coloque a cevada lavada, as 2 xícaras de água e a folha de louro. Leve ao fogo alto com a tampa entreaberta. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, até que a cevada fique macia. Retire o louro, escorra o restante de água e transfira a cevada para uma tigela grande.
3. Lave a maçã e corte em cubos de 2 cm. Transfira para uma tigela e regue com o suco de limão para não oxidar. Reserve.
4. Numa frigideira, derreta 1 colher (sopa) de manteiga em fogo médio. Junte as amêndoas picadas e mexa bem por 3 minutos. Coloque as amêndoas na tigela com a cevada.
5. Na mesma frigideira, derreta mais 1 colher (sopa) de manteiga e refogue a cebola picada por 5 minutos.
6. Escorra o excesso do suco de limão dos cubos de maçã para a tigela com a cevada e junte os cubos à cebola na frigideira. Deixe cozinhar por mais 1 minuto e desligue.
7. Na tigela com a cevada, acrescente os cubos de maçã, a cebola e todos os ingredientes. Sirva a salada quente ou fria. 


Texto elaborado por: Dra. Paula C. F. Stempniewski – CRN3. 28748

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo;

Especialista em Nutrição Clínica pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN);

Atua com reeducação alimentar, perda de peso, vegetarianismo e veganismo, com ênfase na culinária vegana;

Coaching nutricional e alimentar, com foco na parte emocional dos pacientes.
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: