quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Intolerância à Lactose e Doença Inflamatória Intestinal


As doenças inflamatórias intestinais (DII) são caracterizadas como sendo afecções do intestino diretamente associadas à inflamação crônica. Clinicamente, são divididas em Retocolite Ulcerativa Idiopática (RCUI) e Doença de Chron (DC). A RCUI acomete o cólon e o reto e a DC afeta um ou mais segmentos do tubo digestivo.

A patogênese das DII é complexa e multifatorial, envolvendo diversos fatores: genético, microbiano e imunológico. Além disso, os hábitos alimentares, estilo de vida e o uso de drogas ilícitas e lícitas podem estar associados ao aparecimento da doença.

A incidência e a prevalência de DII têm progredido nos países desenvolvidos, girando em torno de 50 a 70 casos/1.000.000 por ano, ocorrendo um crescimento no número de casos novos em países em desenvolvimento, sendo considerada uma doença mundial. As DII acometem pessoas de diferentes classes socioeconômicas, idade, sexo e nacionalidade.

O quadro clínico mais encontrado nas DII é diarreia, sangue nas fezes, vômito, dor abdominal e náuseas. Os sintomas gastrointestinais decorrentes das DII, especialmente nos períodos de atividade da doença, podem levar a uma redução da ingestão alimentar, afetando o estado nutricional dos pacientes no momento em que suas necessidades nutricionais têm um aumento devido às consequências da atividade inflamatória.

Outra consequência que pode ser ocasionada pela atividade inflamatória é a sensibilidade à lactose, que ocorre quando há uma deficiência da hidrólise de lactose pela borda em escova no intestino delgado, sendo a enzima responsável chamada de lactaseflorizinahidrolase (LPH), resultando em uma deficiência na hidrólise da lactose em monossacarídeos: glicose e galactose. A atividade lactaseflorizinahidrolase pode ser ainda reduzida como um resultado de mecanismos independentes de predisposição em genética, incluindo um pequeno crescimento bacteriano, doença celíaca, doença chron ou infecção enterite induzida por drogas.

Dentre alguns sintomas da intolerância à lactose, destacam-se fezes amolecidas, diarreia, flatulências, dor e distensão abdominal, e em alguns casos vômitos.



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Cidral, AM.; Buzzi, BN. et al. Intolerância à lactose e sua relação com a atividade da doença inflamatória intestinal. BRASPEN J 2018; v.33, n.1, p: 21-25.


Nenhum comentário: