sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Abacate e Colesterol


O abacate é uma fruta tropical encontrada em quase todo o território brasileiro e caracteriza-se pela elevada quantidade de lipídios em sua composição. Sabe-se que aproximadamente 25% do abacate é constituído por lipídios e, por isso, esta fruta foi considerada uma vilã durante muito tempo. Claro que, pessoas que necessitam perder peso não devem abusar de frutas como o abacate, por ser altamente energético. Mas também não significa que não possam consumir, afinal as propriedades benéficas do abacate são tantas, que esta fruta merece destaque na alimentação.

100 gramas de abacate oferecem aproximadamente 170 calorias, as quais são provenientes principalmente das gorduras. Mas, o que pouca gente sabe é que a maior parte da gordura presente no abacate é monoinsaturada, uma gordura benéfica ao organismo, visto que não eleva os níveis de colesterol sanguíneo. Além disso, o abacate é rico em vitamina A  vitaminas do complexo B, moderadamente rico em vitamina D e E, contém fibras, alguns minerais como ferro, cálcio e fósforo e é pobre em açúcares e proteínas.

Pesquisas recentes evidenciaram que o abacate contém muitos fitonutrientes, substâncias naturais da planta que funcionam como nutrientes e auxiliam a redução do risco de doenças. Os fitonutrientes do abacate são o beta-sitosterol e a glutatoína, o primeiro age diminuindo os níveis de colesterol, enquanto o segundo é um antioxidante, capaz de neutralizar a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como o câncer de boca e de garganta.

Acontece que, quando ingerido, o beta-sitosterol inibe a absorção de colesterol no intestino e diminui a síntese de colesterol hepático. O abacate é a fruta mais rica em beta-sitosterol, contendo cerca de 76 mg do fitonutriente por 100 g de fruto, enquanto que frutas como banana, maçã e morango contém aproximadamente 11 mg em 100 g de fruto. Para as pessoas que precisam ganhar peso, o abacate é altamente recomendado já que pode auxiliar no processo de forma mais eficaz que outra frutas, justamente pela quantidade energética que fornece. Mas também pode ser consumido por pessoas que estão seguindo um plano alimentar para redução de peso, desde que em quantidades moderadas, devido à elevada densidade calórica da fruta.

Para quem deseja obter os benefícios da fruta, recomenda-se o consumo de meio abacate pequeno de três a quatro vezes por semana. Pode ser consumido cru ao natural ou batido com leite. Cuidado na quantidade de açúcar para adoçar! É sempre bom ter cautela quando se trata de açúcar. Também pode ser consumido em saladas, sopas e molhos. No Brasil o fruto é consumido principalmente na forma de sobremesas, batido com leite, açúcar e suco de limão, já em outros países é na forma de saladas, sopas e molhos, tudo de acordo com os hábitos alimentares de cada país.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:
Duester, K. Avocado frui tis a rich source of beta-sitosterol. Journal of the American Dietetic Association, v. 101, n. 4, p. 1, 2001.

Schwarz, K. Abacate: um aliado contra o colesterol. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 21/02/2019.

Tremocoldi, MA. Atividade antioxidante, compostos fenólicos totais e cor em abacate ‘hass’ submetido a diferentes tratamentos físicos. 2011. 115p. Dissertação (Mestrado em Agronomia). Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, SP, 2011.

Nenhum comentário: