quarta-feira, 1 de maio de 2019

Prisão de Ventre Infantil


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a prisão de ventre pode ser definida como a eliminação de fezes endurecidas, com esforço, dor ou dificuldade, associada ou não a aumento do intervalo entre as evacuações, escape fecal e sangramento em torno das fezes.

A constipação intestinal pode ser classificada em aguda e crônica. Quando o problema persiste por mais de três meses pode indicar que a prisão de ventre tornou-se crônica. Outra característica da cronicidade da doença é o escape fecal, ou seja, a perda involuntária de fezes. Por isso, os pais devem sempre ficar atentos ao funcionamento do intestino das crianças.

A prisão de ventre, normalmente, está relacionada ao baixo consumo de alimentos ricos em fibras e de água, além de outros hábitos alimentares pouco saudáveis. As fibras alimentares são definidas como carboidratos que não são digeridos e absorvidos pelo organismo, com exceção da lignina.

Elas são importantes para a formação do bolo fecal e para o estímulo dos movimentos intestinais (peristaltismo). As fibras podem ser solúveis e não solúveis. Ambas podem auxiliar na prevenção e no tratamento da prisão de ventre. Vale lembrar que os alimentos possuem, em geral, os dois tipos de fibras. Abaixo destacamos os tipos, a função de cada fibra e onde podemos encontrar em maior quantidade: 



A dieta é a medida mais importante na prevenção e no tratamento do intestino preso. Dê preferência aos alimentos in natura e integrais com maior quantidade de fibras insolúveis.

Vale lembrar que a recomendação de fibras para crianças saudáveis, com idade superior a dois anos, é de no mínimo igual a idade em anos + 5, sendo o resultado expresso em gramas por dia. Essa regra é válida também para adolescentes até 20 anos.

Veja abaixo a quantidade de fibras de alguns alimentos que você deve incluir no prato das crianças: 



Lembre-se da água, sem ela as fibras não desempenham o seu papel de maneira adequada. As fezes ficam mais ressecadas e fica mais difícil sua eliminação. Agora ficou fácil prevenir a prisão de ventre e estimular uma alimentação saudável para o seu filho.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Prisão de ventre infantil. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br Acessado em: 30/04/2019.

Nenhum comentário: