sexta-feira, 3 de maio de 2019

Vinagre de Maçã e seus Benefícios


O vinagre de maçã, em especial, é reconhecido por suas propriedades nutritivas e medicinais, como controlar o colesterol e a formação excessiva de ácido úrico.

Além de ajudar a retardar o esvaziamento gástrico (ajudando a controlar a fome, o que ajuda no processo de perda de peso), seus benefícios vêm do ácido acético que inibe a ação de algumas enzimas que atuam na digestão de carboidratos, bloqueando parcialmente a absorção de amidos e açúcar. Por isso, a ideia de usar em diabéticos e pré diabéticos faz todo sentido!

Recomenda-se 2 colheres de sopa ao dia, conforme um estudo publicado na Diabetes Care. Foi observado que o uso diário dessa quantidade do vinagre, diluído em água antes do almoço e jantar, teve resultados na redução média de dois quilos de peso em um mês nos participantes da pesquisa. Mas vale ressaltar que isso foi em um estudo isolado e não entender da maneira que é eficaz pra perda de peso para todo mundo. Mas consumir em temperos de saldas (e há outras formas de consumir vinagre de maçã também), pode ser muito eficaz e trazer benefícios.

A quercetina, presente na maçã, é um excelente antioxidante, melhora a imunidade e auxilia na redução de histamina, substância inflamatória e presente nas alergias. Como possibilita uma absorção mais lenta da glicose, o vinagre de maçã controla a liberação de insulina, evitando o acúmulo de gordura abdominal.

O vinagre de maçã contém pectina, que é a fibra solúvel encontrada na casca da maçã, e é capaz de absorver água criando volume, ajudando a controlar o colesterol e segurar a fome!

As quantidades recomendadas no dia podem variar de 1-4 colheres de sopa e podem ser colocadas nas refeições como tempero de salada ou até mesmo antes das refeições e em smoothies.

Utilizar o vinagre de maçã em excesso pode causar danos ao estômago, duodeno e fígado devido à acidez. Por isso, consulte sempre seu Nutricionista para saber se você pode consumir, como e quanto inserir em sua dieta. Ah, e uma dica importante: use somente se for orgânico.

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: