quarta-feira, 8 de maio de 2019

Dicas de Alimentação e Hidratação em Festas


Não é raro ouvir histórias de quem foi a alguma festa se divertir, mas acabou pagando caro por isso no dia seguinte, por conta do exagero com bebidas alcoólicas ou por ter comido algo sem conhecer a procedência, sem a devida higiene. Comer e beber em festas pode ser mais prejudicial do que se imagina e o corpo cobra um preço por isso, com ressaca, infecções alimentares, entre outras patologias.

Como evitar prejuízos à saúde

Para evitar infecção intestinal, desidratação ou ressaca, a recomendação é evitar lanches produzidos por locais de procedência duvidosa. Além disso, deve-se tomar cuidado com alimentos que possam estragar por causa do calor, como a maionese, por exemplo. E não consumir alimentos desconhecidos ou que não se tenha o hábito de comer, para evitar uma possível indisposição gástrica ou intestinal.

É preciso se hidratar corretamente com água, sucos ou com água de coco. Caso consuma bebida alcoólica, tente beber água mineral entre uma bebida alcoólica e outra, visando manter o estado de hidratação adequado. Lembre-se também de não consumir bebida alcoólica em jejum.  E, atenção! É preciso ter cuidado até com o gelo servido com as bebidas. É bom verificar as condições de higiene e armazenagem.

Cuidados pré-festa

Os cuidados podem começar antes mesmo de sair de casa para a festa. Antes da balada, o ideal é consumir alimentos que são fonte de carboidrato, porque eles possuem a glicose, uma das a principais fontes energéticas. Prefira as frutas pois, fornecem energia e, se bem escolhidas, ainda auxiliam na hidratação do corpo. Açaí, por exemplo, é fonte de varias vitaminas essenciais para o nosso corpo e pode auxiliar o sistema imunológico visando combater possíveis vírus ou bactérias, que possam atrapalhar a festa.

Também é aconselhado comer cereais integrais como pães, massas, arroz, tubérculos, barrinhas de cereais, aveia, granola e cereais integrais de um modo geral. E por que não levar um lanchinho pra balada? Leve um mix de oleaginosas como nozes, amendoim, castanhas e amêndoas, que são ricas em vitaminas do complexo B e minerais que estão envolvidos no processo de energia.

Veja dicas práticas para o antes, o durante e o pós festa:

• Beba muito líquido como água e sucos durante a festa;

• Evite alimentos de digestão prolongada, como carnes e lanches gordurosos;

• Não fique sem comer para emagrecer antes da festa;

• Durma bastante e evite emendar um dia no outro;

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Sem arrependimento: conheça dicas de alimentação e hidrtação em festas. Ministério da Saúde. Disponível em: www.blog.saude.gov.br Acessado em: 07/05/2019.

Nenhum comentário: