sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

10 Maneiras de Reduzir a Vontade de Comer Doces


Vários fatores podem levar à compulsão por doces, desde problemas do metabolismo, oscilações hormonais, distúrbios psicológicos, uma dieta desequilibrada e até a tensão pré-menstrual. Alimentos doces dão a sensação de bem-estar, isso porque estimulam a produção da serotonina, o hormônio da felicidade. Esta é uma das explicações para o hábito de comer doces se tornar um vício.

Seja qual for o motivo, seguem algumas dicas que podem ajudar bastante a controlar a vontade de comer doces, mas lembre-se que é importante procurar um médico para avaliar a causa. Comer menos doces ajuda na perda e no controle do peso, além de diminuir o risco de desenvolver diabetes, entre outras doenças do metabolismo.

Fique atento as dicas abaixo e aprenda a driblar o impulso de comer doces:


 1. Coma mais alimentos ricos em triptofano

Essa substância ajuda na produção de serotonina e reduz a ansiedade, o que melhora a vontade de comer doces. Maçã, banana, castanha, canela, aveia e feijão são ótimas fontes de triptofano.

 2. Introduza cromo na sua dieta

O cromo controla os níveis de açúcar no sangue, o que reduz o desejo por doces. As melhores fontes alimentares são: pão de centeio, brócolis, tomate, cebola, cereais integrais, ervilha, nozes e cogumelo.

 3. Evite os adoçantes artificiais.

A sacarina, o ciclamato e o aspartame são os mais conhecidos e utilizados, mas estudos sugerem que eles aumentam ainda mais a vontade pelos doces. Se não há uma razão séria par consumi-los é melhor evitá-los.

 4. Mexa-se!

Pessoas que fazem atividade física frequentemente têm menos chances de ter compulsão por doces. Isso acontece principalmente porque durante o exercício ocorre a produção de vários hormônios que ajudam na sensação de prazer e bem-estar, efeito parecido com o que o doce provoca, mas no caso da atividade física você eliminará calorias em vez de acumulá-las.

 5. Atente-se ao rótulo 

Vários alimentos escondem mais açúcar do que você imagina e eliminá-los da sua dieta vai ajudar a controlar o vício. 



 6. Mastigue mais

Mastigue bastante antes de engolir e coma devagar. Esse hábito contribui para que o organismo se sinta satisfeito e esqueça qualquer vontade de comer doces.

 7. Coma a cada três horas

O jejum prolongado inicia processos metabólicos que ativam o centro da fome, certamente esse mecanismo aumentará a sua vontade de comer mais carboidratos refinados.

 8. E se é para mastigar mais…

Aposte nos alimentos fontes de proteína e fibras. Eles fornecem muitas vitaminas e minerais ao corpo e ajudam na sensação de saciedade. Carnes magras, clara do ovo e laticínios magros são excelentes sugestões de proteínas para compor a dieta.
Os carboidratos integrais e as frutas são ricos em fibras que além de aumentarem a saciedade, ainda controlam os níveis de açúcar no sangue. Aveia, arroz e integral e outros cereais integrais podem compor a sua dieta sem traumas. Já as frutas contêm um açúcar natural, a frutose que é absorvida mais lentamente pelo organismo e por isso também ajuda na saciedade.

 9. Fora de casa já!

Olhar um doce apetitoso já é o suficiente para despertar uma série de estímulos no corpo que aumentam a vontade de comê-los, portanto, evite ter as guloseimas em casa e fuja de padarias, docerias e de programas de TV cheios de tentações.

10. Relaxe!

Evite a ansiedade e o estresse e procure outras maneiras de ter prazer que sejam isentas de açúcar.  Ao focar a atenção em outras atividades que você gosta, os doces ficarão em segundo plano. E se depois de tudo isso a vontade de comer o desejado docinho continuar, prefira comê-lo logo após a refeição, nesse momento seu organismo já estará mais satisfeito e certamente você comerá doses menores. 



As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

10 maneiras de reduzir a vontade de comer doces. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 19/12/2019.

Nenhum comentário: