segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Reaproveitamento das Ceias de Maneira Saudável


O Natal acabou, porém você fez uma mesa farta, repleta de alimentos para servir bem todos os familiares e amigos. Alguns familiares e amigos também levaram pratos e acabou sobrando muita comida. E agora, o que fazer? É hora de reaproveitar esses alimentos para o Almoço do dia seguinte ou até para as refeições da semana. Sabendo manipular os alimentos prontos adequadamente e conservá-los direitinho, dá para evitar o desperdício e, de quebra, economizar e fazer pratos deliciosos para você comer com toda a família.
Quase tudo pode ser armazenado para reaproveitamento, porém toda regra tem exceção, e as mesmas são para a salada de maionese e o salpicão, esses alimentos devem ser preparados em quantidades adequadas para o consumo imediato, pois levam maionese, creme de leite, ovos e outros ingredientes que se deterioram com maior facilidade e tem alto risco de contaminação. Esses pratos típicos desta época do ano devem ser consumidos em até 3 horas depois de pronto quando mantido fora da geladeira e no máximo um dia quando resfriado adequadamente.
Confira algumas dicas de como reaproveitar as sobras dos alimentos das Ceias:
Dicas Importantes:
- Procure deixar os alimentos decorados, porém em recipientes separados, como: Carnes e Aves separados das Farofas, Saladas de Folhas separadas da Salada de Maionese ou do Salpicão, pois dessa maneira você consegue reaproveitar adequadamente, sem riscos de contaminações.
- Após o término das Ceias, procure guardar todos os alimentos na geladeira, isso evita que os alimentos se deteriorem.
FRUTAS: Normalmente as frutas são utilizadas para decorar a mesa e elas devem ser consumidas o mais rápido possível, evitando, assim, a contaminação e uma possível intoxicação alimentar, pois as mesmas deterioram facilmente devido a quantidade de água contida nas mesmas. O ideal é serem mantidas em geladeira e servi-las para incrementar o almoço do dia 25 de dezembro. Se não quiser consumir as frutas in natura novamente, faça saladas de frutas ou congele-as, fazendo gelinhos para serem usadas posteriormente em drinks, sucos ou smoothie.
CARNES E AVES: Além de sanduíches e farofas, as carnes e aves desfiadas podem ser reaproveitadas e virar ingrediente principal de risotos, omeletes e tortas. Congeladas, as carnes podem ser consumidas em até 60 dias depois do preparo. Desfie-as antes de congela-las e congele a porção que irá consumir, pois uma vez descongelado, o alimento não pode ser congelado novamente.
ARROZ: Você exagerou na quantidade de arroz? Não vai deixá-lo estragar, não é mesmo? Você pode fazer bolinhos de arroz e assá-los ou transformá-lo em um arroz de forno, um risoto ou uma canja juntamente com o peru. Agora se realmente for muito arroz, você pode congelar em porções e em recipientes herméticos próprios para congelamento.
PANETONE: Você pode fazer rabanadas com as sobras dele, faça a clássica receita da rabanada, passando as fatias de panetone no leite, nos ovos e depois deixe dourar na frigideira antiaderente. Polvilhe açúcar mascavo ou demerara com canela ou faça um pavê para o almoço de natal. 

Torta de Arroz Funcional c/ Peru ou Chester
Ingredientes da Massa:
·         2 xícaras (chá) de arroz cozido;
·         3 Ovos;
·         1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem;
·         1 xícara (chá) de leite semi desnatado ou desnatado;
·         1 copo de iogurte natural;
·         1 colher (sopa) de chia;
·         1/2 xícara (chá) de farinha de aveia ou farinha de arroz;
·         1 colher (sopa) de fermento.
Ingredientes do Recheio:
·         Peru ou chester desfiado;
·         1 tomate picado em cubos;
·         ½ cebola picada em cubos;
·         1 dente de alho picado;
·         Pimentão vermelho, amarelo e verde picado a gosto;
·         100 gramas de creme de ricota normal ou light;
·         1 xícara de milho verde cozido;
·         Azeite extra virgem para refogar;
·         Sal, orégano e salsinha a gosto.

MODO DE PREPARO

Refogue a cebola, tomate, alho, pimentão e o milho no azeite extra virgem e adicione o peru ou o chester desfiado. Mexa bem, tempere a gosto, adicione o creme de ricota normal ou light até formar um molho cremoso, reserve e deixe esfriar um pouco antes de montar a torta. Misture todos os ingredientes da massa no liquidificador e reserve. Coloque a metade da massa em uma forma untada, depois distribua o recheio delicadamente e termine colocando a outra metade da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por uns 30 minutos ou até dourar.

Smoothie de morango

Segue abaixo uma receita saudável, rápida e muito cremosa, rica em antioxidantes e potássio.

Ingredientes

·         banana madura congelada;
·         morangos grandes;
·         6 amoras;
·         Folhas de hortelã a gosto;

·         1/2 copo de água ou água de coco ou 1/2 copo de suco de laranja (natural);
·         Gelo a gosto.

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes em um mixer ou liquidificador.

Molho de tomate funcional

- 8 tomates maduros, sem pele;
- 1 cenoura pequena;
- 1 beterraba pequena;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
- 1 cebola grande picada;
- 4 dentes de alho amassados;
- 2 colheres de café de açafrão moído;
- Ervas a gosto: Manjericão, orégano, cebolinha, salsinha.
- Sal a gosto.

Modo de preparo: 

- Ferva os tomates. Bata no liquidificador juntamente com a cenoura, a beterraba e um pouco da água do cozimento do tomate. Na panela refogue a cebola e o alho juntamente com o azeite. Acrescente o molho liquidificado e deixe ferver por cerca de 20 a 30 minutos. Enquanto o molho estiver no fogo acrescente aos poucos o açafrão moído, as ervas e o sal a gosto. Espere esfriar e armazene em potes de vidro. O molho pode ficar na geladeira por até 3 dias em recipiente de vidro fechado ou até três meses no congelador.

Texto elaborado por: Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa – CRN3. 18387

*Nutricionista Graduada pela Universidade de Sorocaba. 

*Pós Graduada na Universidade Gama Filho: Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva.

*Presidente do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piedade-SP). 

*Atuação como Nutricionista na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e no Lar São Vicente de Paulo de Piedade.

*Nutricionista da Equipe de Atletismo de Piedade.

*Atendimento em Consultório e Home Care.

*Colunista do Jornal Terra, da Revista Outdoor Regional e da Revista Galeria Vip.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: