quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Erva Mate


A erva mate é a planta utilizada para fazer o tradicional chimarrão tão degustado no Sul do Brasil. Mas outros países como Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai também aproveitam dos benefícios trazidos por esta erva através do chá e outras aplicações dessa planta. Processada através de talos e folhas da Ilex paraguariensis, a erva mate passa por seis etapas: colheita das folhas mais velhas e talos pequenos, tostamento com fogo direto (para inativação de enzimas e preservação das qualidades sensoriais), secagem por ar quente, moagem, envelhecimento e empacotamento do produto final.

Os compostos bioativos presentes na erva mate podem variar de acordo com a época de plantio e de colheita, bem como o local de plantio.  Esses fatores influenciam também na biossíntese e degradação destes compostos no organismo. Todo este processo garante os atributos específicos deste alimento funcional, o que auxilia para que seu consumo cresça a cada dia, já que milhares de pessoas têm buscado saúde e qualidade de vida por meio de produtos naturais.

Dentre os benefícios proporcionados pela erva mate sua ação antimicrobiana, antiobesidade, antidiabética e antioxidante são as mais conhecidas. Porém sua ingestão age também como estimulante, auxiliando na digestão e na saúde cardiovascular.

Por que faz bem?

O mate apresenta em sua composição diversas substâncias que garantem a funcionalidade desse alimento. Dentre esses compostos estão inclusos uma variedade de polifenóis, saponinas, xantinas, quercetina, campeferol, entre outros, e minerais.

A cafeína é um dos compostos presentes nessa erva responsável pela promoção à saúde. Essa substância auxilia no aumento do metabolismo, o que influencia sua ação estimulante e colabora para o aumento do gasto calórico, sendo uma aliada contra a obesidade. Essa sensação de perda de peso se deve também ao potencial diurético que a erva tem, auxiliando na eliminação do excesso de líquidos do organismo e reduzindo a sensação de inchaço.

Os polifenóis são outros compostos que possuem ação fundamental para que a planta atue como antioxidante em nosso organismo, protegendo os tecidos de nosso corpo contra o estresse oxidativo, e defendendo-o do câncer, problemas cardiovasculares, envelhecimento precoce e inflamação.

Qual a melhor forma de consumir?

O modo como consumimos pode auxiliar para uma melhor biodisponibilidade e absorção de seus compostos bioativos pelo organismo: a infusão feita com água fria, conhecida como terere, demonstrou oferecer um maior conteúdo de polifenóis. Quando feito com as folhas mais velhas e processadas, maior quantidade de polifenóis e outros compostos foram detectados. Já as xantinas são extraídas em maior quantidade quando a infusão com esta erva é feita com água quente, indicando que os benefícios da erva mate são produzidos independente da temperatura.

Um ponto muito interessante é que estudos mostram que o extrato fresco de erva mate pode ser utilizado como antifúngico nas plantações de alimentos evitando assim o uso de agroquímicos que podem fazer mal à nossa saúde.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Burris, k. p.; Harte, f. m.; Davidson, p. m.; Stewart Jr, c. n.; Zivanovic, S. Composition and bioactive properties of yerba mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.): a review. Chilean Journal of Agricultural Research; v. 72, n. 2, p. 268-274, 2012.

Cardozo, GA. Os poderes da Erva Mate Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 17/12/2019.

Nenhum comentário: