segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Chá, Remédio e Dieta Radical: Não Existe Milagre


Existem muitos estímulos que reforçam a ideia de um peso ideal, principalmente quando falamos nas dietas radicais que prometem de forma rápida aquele corpo da revista.
Mas antes de qualquer coisa, é preciso se atentar bem menos às medidas e bem mais à saúde e ao bem estar. É preciso levar em consideração também as particularidades de cada pessoa, visto que cada uma responde de um jeito aos tratamentos para perder peso.
Pensando nisso, levantamos a seguinte questão baseada em alguns tópicos recorrentes na vida de quem quer alcançar um peso saudável: existe atalho para emagrecer?

 1. Trocar o jantar por lanche

Estou parando de jantar para emagrecer - essa é uma das principais crenças de quem inicia o processo de emagrecimento. Muita gente coloca a culpa na refeição noturna e nos carboidratos, mas o ganho de peso está relacionado a uma série de fatores e, na maioria das vezes é resultado do baixo gasto calórico e da ingestão elevada de alimentos não saudáveis ao longo do dia.

Muitas vezes as refeições são substituídas por lanches, que podem ser até bem mais calóricos. E é fundamental levar em consideração que alimentos como arroz, feijão, legumes e verduras, entre outros, são fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Estudos mostram que a substituição de refeições como almoço e/ou jantar por lanches é mais frequente em indivíduos com excesso de peso, e que essa prática não auxilia no emagrecimento.

Para garantir alimentação saudável e evitar o ganho de peso, recomenda-se refeições coloridas, completas, leves e compostas basicamente por alimentos in natura ou minimamente processados. Hortaliças, legumes e verduras são ricos em fibras, que exercem um papel importante na saciedade.

2. Chás verde, branco, amarelo, vermelho, preto e de hibisco

Os chás são unânimes nas dietas para emagrecimento. Não é à toa, afinal algumas ervas têm de fato propriedades que ajudam nesse processo. O chá verde (Camellia sinensis) é uma árvore de pequeno porte, de origem asiática, bem adaptada e cultivada no Brasil. Os principais tipos de chás provenientes dessa espécie são derivados de seu processamento (grau de fermentação), sendo eles os chás verde, branco, amarelo, vermelho e preto.

Entre as propriedades da erva estão as ações antioxidantes, termogênicas, anti-inflamatórias, antiateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes e anticancerígenas. Ainda segundo a publicação, as substâncias presentes nos chás verde, branco, amarelo, vermelho e preto auxiliam na redução da gordura corporal e na diminuição do peso corpóreo. 



Em relação ao chá de hibisco, estudos têm demonstrado efeitos terapêuticos, como: diurético, hepatoprotetor, hipocolesterolêmico (redução do colesterol), antihipertensivo, anticarcinogênico e antioxidante, entre outros. Sua ação diurética pode auxiliar na redução da retenção de líquidos e do inchaço de membros inferiores e superiores.

Este efeito pode influenciar na redução do peso corporal, uma vez que, levando em conta o inchaço, ele pode variar em um aumento de 1 a 6 kg dependendo do seu grau. Porém, isso não quer dizer que o indivíduo emagreceu com o chá de hibisco e sim que o chá reduziu a retenção de líquidos.

Por esse motivo, o consumo dos chás está sempre relacionado às dietas de emagrecimento. Mas é importante lembrar que esse hábito deve fazer parte de uma rotina que também inclui alimentação adequada e saudável, além da prática regular de exercícios físicos. 




Existem vários fatores que interferem no ganho e na perda de peso, principalmente os hábitos de cada pessoa. Portanto, o acompanhamento por parte de um profissional da saúde, como um nutricionista, é imprescindível.

3. Quais os riscos das dietas radicais?

As dietas radicais provocam uma mudança brusca que força o organismo a compensar a perda de peso, podendo provocar uma compulsão por alimentos não saudáveis. Além disso, os alimentos usados em algumas dietas restritivas, possuem baixo valor calórico e pouca variedade, pois elas exigem grandes restrições alimentares, o que pode trazer deficiências nutricionais e prejuízos à saúde.

Alimentação diz respeito à ingestão de alimentos que contêm e fornecem nutrientes. Vale lembrar também que o excesso de atividade física também pode ser prejudicial à saúde e provocar lesões.

4. Qual o melhor caminho para perder peso?

Respondendo à pergunta inicial, não existe atalho para emagrecer. O melhor caminho é a mudança do estilo de vida. O processo de emagrecimento envolve vários aspectos que vão além de comer menos apenas. Soluções rápidas para reduzir peso geralmente não são saudáveis e a adoção de dietas restritivas e aleatórias podem trazer consequências negativas para a saúde.

A melhor prática para perder peso é preferir alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados. A combinação de uma alimentação saudável e adequada à prática regular de atividade física contribui tanto para a perda quanto para a manutenção do peso em longo prazo.

O ideal é incorporar novos hábitos ao cotidiano gradativamente, de modo que quem quer perder peso possa descobrir novos prazeres tanto nos alimentos e preparações saudáveis quanto nas atividades físicas escolhidas. 


As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Chá, remédio, dieta radical: não existe atalho para emagrecer rápido. Ministério da Saúde. Disponível em: www.saude.gov.br Acessado em: 16/02/2020.


Nenhum comentário: