quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Acerola


A acerola é uma fruta rica em vitamina C. A incrível quantidade de vitamina C nesta fruta surpreende qualquer um, já que é dez vezes maior do que a da laranja e da goiaba, quase trinta vezes maior do que a do limão, e três vezes mais do que a do caju in natura. Com 10g de acerola, já é possível atender à recomendação diária de vitamina C de um bebê que iniciou a alimentação complementar e até de um adolescente.

Possui também vitamina A, potássio e fósforo. Auxilia na cicatrização, evita hemorragias, protegendo gengivas e dentes. Possui importante função para a saúde da pele, ossos e tecidos nervosos. Previne gripes e resfriados.

Como Comprar

Deve estar madura, avermelhada, firme e sem estar danificada por insetos. A acerola é uma fruta altamente perecível

Como Armazenar

Mantenha a acerola no congelador, após lavar e secar cada fruta. Assim, conservará por até 12 meses. Se for feito o suco com a fruta, deve ser consumido logo após o preparo.

Como Oferecê-la à Criança

Uma forma fácil de introduzir a acerola na alimentação infantil é apresentá-la in natura. Na forma de suco, só após o primeiro ano de vida. Nada de adoçá-lo com açúcar. O açúcar está liberado e em pequenas quantidades e com restrições somente após os 2 anos de idade.

Cuidado com o caroço da acerola. Retire-o antes de oferecer a fruta.

Introduza frutas azedinhas como a acerola, desde a alimentação complementar do bebê. Ter variedade de sabor é muito importante para a formação de um paladar mais amplo. Dar apenas frutas mais adocicadas (como banana, mamão e maçã) no início da alimentação pode condicionar o bebê a aceitar somente esses sabores. Não tenha medo de oferecer frutas mais azedas.

Melhores Combinações

A polpa de acerola pode ser utilizada na preparação de sucos, picolés de frutas e geleias. Você pode oferecer a acerola ou o suco da fruta após o almoço, assim, a vitamina C da fruta irá ajudar na absorção do ferro presente no feijão ou em outra leguminosa, ajudando na prevenção da deficiência de ferro.

Período de Safra

Setembro-Novembro

Suco de Acerola com Laranja (Indicado a partir de 1 ano)

Ingredientes:

Suco de 1 laranja;
½ xícara de chá de acerola;
1/3 de xícara de chá de água;
1/3 de xícara de chá de folhas de hortelã

Modo de Preparo:

No liquidificador, coloque o suco de laranja, a acerola, a água e a hortelã e bata por 2 minutos. Passe por uma peneira e transfira para uma jarra. Sirva em Seguida.

Molho de Acerola para Carnes

Ingredientes:

1 copo americano de acerola;
2 colheres de sopa de açúcar;
1 copo americano de água;
½ cebola picada em cubos muito pequenos;
1 colher de chá de sal;
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de chá de orégano;
1 pitada de louro em pó.

Modo de Preparo:

Bata a acerola com água no liquidificador. Depois leve ao fogo por 2 minutos. Coe e reserve. Volte com o suco para o liquidificador com a cebola e bater novamente. Leve ao fogo o suco, o açúcar, sal, orégano, louro e o azeite e deixe ferver por 10 minutos.

Dica: Pode ser acrescentado ao cozimento fundo de legumes ou de carnes, manjericão ou outro tempero a gosto.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Na cozinha com as frutas, legumes e verduras. Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

Um comentário:

Edmar disse...

Receitas muito boas e gostosas