segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Porque Deixar os Grãos de Molho Antes de Cozinhá-los?


A prática que certamente sua avó fazia de deixar os grãos de molho em água antes de cozinhar faz todo sentido, e chama-se GERMINAÇÃO.

Muita gente faz mas não sabe o porquê, alguns dizem porque os grãos acabam cozinhando muito mais rápido, economizando tempo e gás de cozinha.

Todos as leguminosas e grãos (feijão, lentilha, grão de bico, soja, feijão branco, etc) contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado, e natural, e que a natureza usa pra protegê-lo enquanto ele se desenvolve na lavoura), e fica na camada mais externa.

O ácido fítico pode-se ligar no trato intestinal ao Cálcio, Magnésio, Cobre, Ferro e especialmente ao Zinco, e bloquear parcialmente a sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas, além de síndrome do intestino irritável, intolerância ao glúten, dificulta a absorção de proteínas como um todo na dieta, e outros problemas e efeitos adversos a médio e longo prazos.

Costumo orientar meus clientes a deixarem os grãos de molho pelo menos 6 horas. O feijão preto tem maior quantidade de fitato, e por isso, recomendo que deixe pelo menos 8 horas antes da troca da água (lavagem da água) e cozimento.

Agora uma dica bem legal é deixar de molho em soro de iogurte (que conseguimos ao dessorar nosso iogurte caseiro, ou aquele que você compra mesmo em supermercados). O meio ácido do soro do iogurte ajuda a quebrar melhor o ácido fítico. Você também usar gotas de limão nessa água ao invés do soro do iogurte se quiser.

Portanto, a simples prática de deixar grãos de molho por um período, antes de consumí-los, irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais pra você e sua família.

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: