quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Coenzima Q10


Coenzima Q10 (CoQ10) é uma molécula solúvel em gordura (lipofílica), produzida na maioria das células do corpo humano. CoQ10 está diretamente ligada à geração de energia e é encontrada em níveis mais elevados justamente nos órgãos e tecidos com alta demanda de energia, como coração, cérebro, fígado, pâncreas, rins e músculos. CoQ10 tem uma ação antioxidante potente e ajuda a proteger as células dos efeitos nocivos de radicais livres. 

Mitocôndrias, energia e ATP

Coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é onipresente em células, tecidos e órgãos do corpo humano, sendo essencial no processo de produção de energia. ATP é a molécula que representa a energia armazenada pelo corpo para uso em todos os processos vitais. Este processo acontece nas mitocôndrias, pequenas usinas geradoras de energia, localizadas em todas as células do organismo, com exceção das hemácias (células vermelhas do sangue). As mitocôndrias precisam de CoQ10 para produzir ATP e para garantir sua própria integridade e longevidade.

Níveis baixos no envelhecimento

Conforme envelhecemos, os níveis de ubiquinona vão caindo - deficiência de CoQ10 é comum entre pessoas mais idosas. Certos medicamentos (antidepressivos, betabloqueadores, estatinas usadas para baixar o colesterol) reduzem o nível circulante da coenzima. Por outro lado, o exercício físico faz os seus níveis aumentarem, e podemos obter CoQ10 de alimentos, sendo as melhores fontes as proteínas de origem animal, como peixes, aves, carne e vísceras. CoQ10 também está presente em menor quantidade em frutas, legumes e sementes oleaginosas. No entanto, isto pode não ser suficiente para compensar a perda durante o envelhecimento, ou para aumentar os níveis circulantes de forma significativa.

Telômeros

Estudos evidenciam a relação entre CoQ10 e telômeros mais longos, diretamente ligados à longevidade. Telômeros são as pontas dos cromossomos e funcionam como protetores dos mesmos, evitando que se desgastem após cada divisão celular. Cobaias de laboratório têm uma extensão considerável de sua expectativa de vida quando suplementadas com CoQ10. Ações da CoQ10 incluem proteção contra doenças neurodegenerativas, melhora da função pulmonar, defesa contra efeitos negativos da hiperglicemia no diabetes e síndrome metabólica, além de preservar o aparelho cardiovascular.

Benefícios da Coenzima Q10:

*ação antioxidante
*ação imunoestimulante
*tratamento de doenças cardíacas
*prevenção da aterosclerose
*ajuda a baixar a pressão arterial
*reduz os efeitos tóxicos da quimioterapia e de outras drogas usadas no tratamento de câncer
*reduz a fadiga muscular causada por estatinas
*fibromialgia
*distrofia muscular
*melhora a saúde oral e doença periodontal
*ajuda no tratamento do diabetes
*enxaqueca crônica

Radicais livres

Pesquisas comprovam que a CoQ10 inibe a peroxidação lipídica, um processo que promove a formação de radicais livres, moléculas instáveis de oxigênio que causam danos e mutações nas células. Radicais livres contribuem para doenças cardíacas, envelhecimento prematuro, câncer e várias doenças degenerativas. Antioxidantes como CoQ10 podem prevenir as células de serem danificadas pelos radicais livres.

Coração

O coração precisa de muita energia para bombear o sangue incansavelmente, 24 horas por dia, todos os dias da sua vida. A CoQ10 age aumentando a força do músculo cardíaco. Ela é indicada no tratamento de insuficiência cardíaca congestiva, cardiomiopatias, prolapso de válvula mitral, angina, arritmias cardíacas, infarto do miocárdio e miopatia (alteração das fibras musculares) induzida por estatina. Os resultados clínicos estão comprovados em inúmeros estudos científicos.

Diabetes

Pacientes com diabetes apresentam níveis significativamente mais baixos de CoQ10 em comparação com indivíduos saudáveis. Essa deficiência pode prejudicar os mecanismos de defesa do corpo contra o estresse oxidativo induzido pela hiperglicemia (açúcar alto) no diabetes. Pesquisas mostram que a restauração dos níveis de CoQ10 em diabéticos, através da suplementação, pode preservar a função mitocondrial, reduzir a oxidação e levar à melhora do controle glicêmico.

Cérebro

Mitocôndrias são os principais geradores de energia das células cerebrais. A função mitocondrial tende a diminuir com a idade, podendo acelerar a morte de neurônios e levar a doenças como Alzheimer e Parkinson. O cérebro é muito suscetível a danos oxidativos devido ao seu alto teor de tecido lipídico e sua alta demanda por oxigênio. Esta oxidação aumenta a produção de compostos nocivos, que podem afetar a memória e a cognição. CoQ10 reduz o estresse oxidativo, atua como um neuroprotetor e ajuda na prevenção de doenças cerebrais.

Suplementação

A Coenzima Q10 é muito bem tolerada e sem efeitos adversos, mesmo com o uso prolongado. Ainda assim, é importante consultar o médico para saber qual a dosagem mais adequada ao seu caso, para que se obtenha o melhor efeito terapêutico. As doses usuais variam entre 50 e 300 mg. CoQ10 pode ser encontrada em duas apresentações: ubiquinona e ubiquinol. Ubiquinol é considerado como a forma antioxidante ativa da CoQ10, e é mais bem absorvido e utilizado pelo corpo.

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 Referências Bibliográficas:

*Antioxidants 2019. The Important Role of CoQ10 in Aging.

*Royal Society Biological Sciences 2018. Somatic growth & telomere dynamics in vertebrates: relationships, mechanisms & consequences.

*International Journal of Molecular Sciences 2019. Atherosclerosis and Coenzyme Q10.

*Journal of the American Heart Association 2018. Effects of Coenzyme Q10 on StatinInduced Myopathy: An Updated MetaAnalysis of Randomized Controlled Trials.

*Diabetes, Metabolic Syndrome & Obesity 2018. Effects of coenzyme Q10 on cardiovascular and metabolic biomarkers in overweight & obese patients with type 2 diabetes mellitus: a pooled analysis.

*Current Topics in Medicinal Chemistry 2016. Neuroprotection of Coenzyme Q10 in Neurodegenerative Diseases.

*Frontiers in Physiology 2018. Coenzyme Q10 Supplementation in Aging &Disease.

Nenhum comentário: