quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Como Aproveitar os Inúmeros Benefícios das Frutas?


A rica diversidade natural do Brasil também está presente nas árvores frutíferas. Segundo estudos na área de fruticultura, temos mais de 300 espécies nativas, dentre elas o abacaxi, a goiaba e o maracujá. Em cada época do ano temos o privilégio de contar com frutas, legumes e verduras típicas da estação.

O verão costuma ser a estação em que as pessoas mais consomem frutas, dando preferência pela ingestão de alimentos in natura. No calor, o consumo de frutas se torna importante por ser uma boa maneira de manter a hidratação, além de conter minerais e vitaminas fundamentais para manutenção de funções orgânicas, como metabolismo de carboidratos e proteínas, coadjuvantes em ações enzimáticas, renovação celular e ações antioxidantes.

não se deve ingerir mais que sete porções por dia de frutas. Não podemos esquecer que as frutas contêm carboidratos. E o excesso de carboidratos pode aumentar a deposição de gordura corporal, ocasionando o sobrepeso.” A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ingerir até 7 porções/dia entre verduras, legumes e frutas para prevenir Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e doenças cardiovasculares. Além de fontes de vitaminas, minerais e carboidratos, as frutas oferecem energias para as atividades do dia a dia.

APOSTE NELAS:

Manga – rica em vitaminas C e A, a fruta é eficaz na prevenção do câncer de pulmão e de boca. Pode ser consumida na forma de suco ou em salada de frutas;

Pêssego possui grande quantidade de vitamina A, cálcio, magnésio, fósforo e carotenoides (antioxidantes). É excelente para eliminar as impurezas do organismo, atuando na limpeza do cólon, rins, estômago e fígado;

Uvas – ricas em vitaminas A, B1, B2 e C, que fortalecem o sistema imunológico, e minerais, como zinco e ferro, responsáveis pela formação das células sanguíneas. As de pigmento roxo possuem grande concentração de antioxidante que retarda o envelhecimento;

Melancia – ideal para os dias quentes por ter grande quantidade de líquido, sendo muito diurética. É rica em vitaminas C e A e as do complexo B. É ótima para ser consumida na forma de suco ou como sobremesas; 



Nectarina – da mesma família do pêssego, com propriedades similares, como o betacaroteno (antioxidante importante), é uma grande aliada no combate a diabetes, obesidade e na prevenção de doenças cardiovasculares.

DICA PARA ENRIQUECER O PRATO 

As saladas tropicais, em que se adicionam folhas como alface, rúcula, agrião, lascas de manga ou abacaxi, ou pedaços de uva, e até mesmo o abacate, são ótimas formas de usar as frutas para enriquecer o prato. São combinações criativas, de alto valor nutricional, por combinar muito bem os alimentos, com objetivo de melhorar a interação entre os nutrientes, otimizando sua absorção.

Outra maneira, seria o que se chamamos de overnight oats, que são camadas que se intercalam entre frutas cortadas em rodelas ou de maneira mais rústica, com iogurte, aveia, flocos de arroz e chia, depositadas em um copo ou recipiente cilíndrico de vidro. Uma opção refrescante e saudável para o período do verão!

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Gonçalves, RM. Como aproveitar os inúmeros benefícios das frutas? ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 13/02/2020.

Nenhum comentário: