domingo, 20 de dezembro de 2020

Mantendo a Forma e a Saúde nas Festas de Final de Ano

 




Muitas pessoas se preocupam demais com o que comer nas festas de final de ano e, por isso, decidi dar algumas dicas pra vocês.


Primeiramente, se você é ativo/a e procure seguir a dieta prescrita por seu Nutricionista, não precisa se estressar tanto com a refeição de Natal e Réveillon. Ninguém ficará gordo comendo um pouco mais (ou pratos mais calóricos) nesses dias, assim como ninguém ficará magro fazendo apenas 1 refeição fit apenas.


Porém, pra diminuir o peso na consciência, minhas dicas são:


1. Procure diminuir consumo de carboidratos 2 dias antes das festas, troque por gorduras boas. Exemplo: troque arroz com feijão, batata doce, aveia, por punhado de amêndoas, amendoins, sementes de abóbora, de girassol. Pode ser uma alternativa para não sentir fome durante esses 2 dias (a gordura ajuda na saciedade) e a não se sentir culpado comendo carboidrato nas refeições da festa.


2. Manter-se ativo nos dias em que a academia está fechada é ótimo pra manter metabolismo acelerado. Exercícios aeróbios como caminhada em trilha, corrida na praia, natação e passeios de bicicleta são opções para manter o condicionamento físico em dia e ainda queimar algumas calorias. Para os viciados em musculação existem diversos exercícios que podem ser feitos fora da academia, em parques, praias ou até mesmo em casa. Como a variedade de exercícios será limitada prefira exercícios multiarticulares, que solicitam vários grupos musculares como: flexão de braços, agachamento, avanço, barra fixa, etc.


Porém, se você foi um bom aluno, e treinou o ano todo seguindo todas as recomendações do seu professor, não será problema ficar alguns dias descansando, na verdade pode até ser benéfico para seu corpo. Muitos atletas de diversos esportes, inclusive fisiculturistas, têm dentro de sua periodização períodos de descanso sem treino para que as estruturas corporais possam se recuperar para encarar os treinos intensos do período de preparação. Por isso, antes de se aventurar fazendo exercícios fora da academia, converse com seu treinador para saber qual a melhor estratégia para o seu caso, ok?


3.Mantenha-se hidratado todos os dias, diminua consumo de bebida alcoólica e alterne com água com gás aromatizada com estrela de anis, folhas de hortelã e/ou rodelas de limão Siciliano. O fato de você estar com um copo na mão bebendo já alivia o “assédio” de convidados de ficarem insistindo que você beba alguma coisa.

 


4.Não pule o café da manhã ou nenhuma refeição até o jantar da festa. Isso aumentará ainda mais sua fome, e a chance de perder o controle piora demais. Lembre-se: procure diminuir o carboidrato e coloque gordura no lugar. Por exemplo, se seu café da manhã contém salada de frutas com granola, troque por ovo mexido (ou apenas claras) mexidos em óleo de sua preferência (de coco, azeite, ghee) e jogue sementes de chia.


5. Saiba escolher o que for mais saudável pra você. Se entupir de rabanada e de farofa não deixará nem espaço pra saborear um peru assado, que é uma carne leve e super proteica. Purê de batatas pode ser trocado por purê de couve flor, por exemplo, e a farofa tradicional por uma farofa de sementes com aveia muito mais saudável.

 


 

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

 

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Nenhum comentário: