sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Termogênicos Naturais

 


Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de acelerar o metabolismo, aumentar o gasto calórico e elevar a temperatura do corpo, promovendo, assim, a queima da gordura corporal.

Como os alimentos termogênicos são de mais difícil digestão, eles exigem que o organismo gaste uma maior quantidade de energia para concluir o processo, acelerando o metabolismo e favorecendo o gasto energético e, consequentemente, a perda de peso.

Para isso, eles devem ser conciliados com a prática de atividades física e uma alimentação saudável e balanceada. O consumo também deve ser feito na quantidade recomendada por um nutricionista.

Conheça alguns exemplos de alimentos termogênicos:

Pimenta vermelha: Contém a substância capsaicina, que eleva até 20% da atividade metabólica, além de ser pouco calórica e conter diversos outros benefícios.

Chá-verde: Contém duas substâncias que o caracterizam como termogênico: cafeína e catequinas que, por estarem presentes em quantidade considerável, auxiliam na queima de gordura acumulada.

Gengibre: Este alimento contém gingerol, uma substância termogênica que auxilia na perda de peso, devido ser de difícil digestão. Pode elevar até 10% da atividade metabólica. É também desintoxicante, além de possuir outros benefícios.

Canela: Aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura.

Café: A cafeína presente no café é uma substância termogênica. Porém, para usufruir desse benefício, precisamos analisar a quantidade de açúcar que adoçamos o café, e não exagerar na quantidade diária da bebida.

Água gelada: Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC), no entanto, o efeito é muito leve. Consumir um copo de água gelada faz com que o nosso corpo gaste cerca de 10 calorias para regular sua temperatura. 


Guaraná em pó: A nossa frutinha possui cafeína e acelera o funcionamento do corpo, sendo uma boa aliada ao processo de emagrecimento. O guaraná em pó não contém açúcar ou aditivos químicos e constitui o extrato mais puro da fruta, que além de garantir uma dose extra de energia, fortalece o sistema imunológico.
Atenção: Não deve ser consumido em exageros, principalmente quem tem hipertensão.

Vinagre de Maçã: A acidez do vinagre de maçã (ácido acético) parece ter efeito semelhante ao da pimenta, possuindo efeito termogênico. Esse ácido é capaz de inibir a ação de algumas enzimas que são responsáveis por digerir os carboidratos, contribuindo para evitar o aumento de peso.

Alimentos ricos em ômega 3: Os alimentos ricos em ômega 3, são ricos em ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a acelerar o metabolismo, pois auxiliam na melhora da ação da insulina. Com a maior estabilidade deste hormônio, há uma tendência de melhor controle do apetite. De brinde, ainda ajuda no controle do colesterol ruim (LDL). São anti-inflamatórios e antioxidantes.

Mostarda: A mostarda é outra boa alternativa de alimentos que ajudam a emagrecer, pois, ela possui grande quantidade de fibras, causando maior sensação de saciedade e ajuda no bom funcionamento do intestino.


Temperos

Entre as plantas consideradas termogênicas, existem muitos temperos e especiarias.

O que é um presente ao paladar e torna a alimentação nutritiva ainda mais saborosa e convidativa: as pimentas em geral, o cravo, a canela, o gengibre, o cominho, o cardamomo e a mostarda; plantas ricas em óleos essenciais, os quais são constituídos por compostos que atuam favorecendo a saúde, além de conferirem sabor e aroma aos alimentos.

Esses alimentos estão disponíveis no mercado, cultivados por agricultores que trabalham arduamente para a população ter segurança alimentar. No entanto, neste momento em que muitos estão em distanciamento social, existem plantas termogênicas que podem ser cultivadas em casa, seja no jardim, no quintal ou mesmo em vasos ou jardineiras, plantas úteis para a nossa alimentação. Além da propriedade termogênica, elas possuem atributos que conferem sabor, aroma e benefícios medicinais para diversas preparações culinárias.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

 

Conheça os termogênicos naturais, alimentos que podem auxiliar no gasto energético. Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Disponível em: www.saude.sp.gov.br Acessado em 27/11//2020.

 

Beltran, BCA; Guandalini, VR. Aspectos funcionais e nutricionais do chá verde na saúde humana. Nutrição Brasil. São Paulo, v. 14, n. 3, p. 161-163. Jun. 2015.

 

Andrade, MD. 9 alimentos termogênicospara acelerar o seu metabolismo. Disponível em: www.energienutricao.com.br Acessado em 04/12/2020.

 

Nenhum comentário: