segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Chia: Sementinha Poderosa!

 


A chia é uma planta herbácea da mesma família do linho e da sálvia, tanto que também é conhecida como sálvia hispânica. Suas sementes eram utilizadas como alimento pelos povos da América Central há mais de 3000 anos.

A semente de chia é considerada uma proteína completa, por conter todos os nove aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo. É uma rica fonte também de ômega 3, antioxidantes e fibras, que ajudam no trânsito intestinal, facilitando a perda de peso.

Suas sementes são mucilaginosas. Quando entram em contato com a água, formam um gel no estômago, deixando a digestão mais lenta. Com isso, a pessoa fica saciada mais rapidamente e por mais tempo - e acaba comendo menos.

A chia ajuda a controlar a glicemia, o colesterol e tem ação anti-inflamatória. Rica em nutrientes como cálcio, magnésio, potássio, zinco, também previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.

A chia está disponível em forma em grãos, farinha e óleo, na cor branca e preta, com as mesmas propriedades. Com sabor neutro, é um alimento funcional que combina tantos com pratos doces quanto salgados, saladas, bolinhos, pães, sucos e vitaminas e iogurtes.

Caso vá consumi-la em forma de grãos, hidrate-os por cerca de 30 minutos, antes do consumo. A chia vai muito bem em saladas, bolinhos, pães, sucos e vitaminas e iogurtes.



 

Apesar de muito saudável, a chia tem calorias e deve ser consumida com moderação: o recomendado para o consumo são 2 colheres por dia.

Inclua a chia em sua rotina alimentar - sem perder de vista que nem ela, nem qualquer outro alimento, é capaz de promover sozinho o emagrecimento ou a saúde de alguém. Um nutricionista pode ajudar você a ter uma alimentação mais inteligente, que tenha na chia uma aliada poderosa, junto com outros alimentos nutritivos e saudáveis! Conte comigo!

#chia #salviahispanica #amochia #sementedechia #nutriçãoeficiente

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: