quarta-feira, 20 de abril de 2022

A Dieta dos Pais Influencia a Alimentação dos Filhos


 

Mais importante do que priorizar uma boa alimentação para si mesmo é dar exemplo para as futuras gerações. Afinal, quando o assunto é comida, os filhos imitam os hábitos dos pais e, se as crianças não estão comendo frutas, verduras e legumes de maneira adequada, isso pode ser um reflexo do que você mesmo está colocando no seu prato. Ao menos é isso que diz um estudo que investigou a semelhança entre a dieta dos pais com a dos filhos. 

 

O estudo

Os pesquisadores, conduzidos pelo cientista Vepsäläinen, estabeleceram que fatores sociais ou refeições familiares estavam associados a essa semelhança entre dietas e procuraram observar se a alimentação infantil era dependente dos dados que os pais forneciam. Para isso, foram analisados os comportamentos relacionados à dieta de 798 crianças entre 3 e 6 anos de idade.

Um questionário de frequência alimentar desenvolvido pelo próprio grupo, chamado DAGIS, e um questionário social e demográfico foram enviados aos pais para responderem sobre a alimentação dos pequenos. Para a maioria (659) foi possível calcular a semelhança alimentar entre a mãe e o pai.

Conclusões

A alimentação do filho se assemelhou mais a da mãe que a do pai (0.57 versus 0.50, respectivamente). No entanto, um dos vieses encontrados na pesquisa foi que a dieta diária da criança era mais parecida com a de quem respondia ao questionário.

Tanto a dieta dos pais quanto das crianças se assemelharam na quantidade diária de ingestão de frutas, doces, mingau de chocolate, leite desnatado, creme azedo (correspondente ao creme de leite brasileiro), batata frita e pipoca.


 

Entretanto, os tipos de alimentação ficavam diferentes no consumo de suco de frutas açucarado, leite saborizado e adoçado e suco à base de plantas. Assim sendo, os autores concluíram que a semelhança entre a dieta dos pais e das crianças é forte, sendo os hábitos alimentares transmitidos dos mais velhos para seus filhos.

Com isso em mente, os pais podem estimular os filhos a comerem de forma mais saudável. Alguns costumes como oferecer alimentos de boa qualidade durante as refeições em família, evitar lanches muito calóricos, ter sempre frutas e vegetais em casa são exemplos por onde começar esse incentivo. Mas é preciso que eles saibam também que restringir abertamente determinados alimentos ou pressionar as crianças a comer são atitudes que, além de não funcionarem, precisam ser evitadas.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
 

Referências Bibliográficas:

Vepsäläinen H et al.  Like parent, like child? Dietary resemblance in families. Int J Behav Nutr Phys Act. 2018.

A dieta dos pais influencia a alimentação dos filhos. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 20/04/2022.

Nenhum comentário: