domingo, 3 de abril de 2022

Quiabo: Superalimento que Ajuda na Constipação Intestinal, Diabetes e Muito Mais!

 


Múltiplos compostos bioativos, como flavonoides e catequinas, estão presentes no quiabo e são associados às inúmeras propriedades biológicas observadas em estudos, com diversos efeitos na saúde: antidiabético, anticancerígeno, anti-hipertensivo, antimicrobiano, dentre outros. Por ser muito mucilaginoso e rico em fibras, ele alivia e previne a prisão de ventre, lubrificando o intestino grosso e garantindo um movimento intestinal sem esforço devido à sua propriedade laxante natural. Recentemente, o quiabo tem sido usado não apenas por seus valores nutricionais, mas também por suas propriedades nutracêuticas e terapêuticas, devido à presença dos compostos bioativos (polifenois).

 

Propriedades medicinais

 

Confundido com um legume, o quiabo é na verdade um fruto. Cem gramas de quiabo fornecem 30 calorias, 3,2 g de fibras, 2 g de proteínas, e doses consideráveis de vitamina K, folato, vitamina C, potássio, magnésio e outros minerais. Diferentes partes do fruto (mucilagem, semente e vagem) contêm componentes bioativos importantes, que conferem suas propriedades medicinais. Os fitoquímicos do quiabo têm sido estudados por suas atividades terapêuticas potenciais em diversas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e digestivas, bem como o efeito antifadiga, na desintoxicação hepática, por sua ação antibacteriana e na prevenção de câncer. Além disso, a mucilagem do quiabo tem sido amplamente utilizada em aplicações medicinais, como um substituto de plasma ou como expansor de volume sanguíneo.

 

Prisão de ventre e inflamação intestinal 

 

O quiabo ajuda a reabsorver a água presente na luz intestinal e se liga ao excesso de colesterol, toxinas metabólicas e bile excedente, favorecendo a sua eliminação. A gosma do quiabo (mucilagem) é um polissacarídeo altamente viscoso, composto principalmente por monossacarídeos (galactose, ramnose e ácido galacturônico), bem como proteínas, minerais e polifenois. Essa composição contribui para acalmar o trato gastrointestinal, desinflamar o intestino irritado e até cicatrizar ulcerações, além de atuar como um lubrificante intestinal facilitando a evacuação. O quiabo também funciona como um prebiótico, alimentando e facilitando a propagação de boas bactérias que atuam na biossíntese de vitaminas do complexo B e compostos anti-inflamatórios (ácidos graxos de cadeia curta). Se você tem problemas com a preciosa gosma do quiabo, é só cozinhá-lo inteiro, sem fatiar.  

 

Diabetes

 

A incidência de distúrbios metabólicos, particularmente diabetes, aumentou tremendamente em todo o mundo. Embora o diabetes seja causado por vários fatores, o estresse oxidativo e as respostas inflamatórias são identificados como os precursores mais comuns. O diabetes tipo 2 costuma estar associado à obesidade e alterações no lipidograma, com elevação do colesterol e triglicerídeos.

 

Pesquisas

 

Muitos estudos mostram que o consumo regular de quiabo ajuda a reduzir os níveis altos de açúcar no sangue. Um aspecto interessante é que todas as partes do quiabo produzem uma redução significativa no nível de glicemia, hemoglobina glicada e melhora no perfil lipídico em comparação com o controle diabético não tratado. Outros trabalhos mostram que o quiabo tem a capacidade de estimular a síntese de glicogênio no fígado e retardar a absorção intestinal de glicose. Além disso, o exame histológico do tecido do pâncreas após o uso de quiabo revelou evidências de regeneração das células das ilhotas pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina. É importante evitar o cozimento excessivo do vegetal para não destruir os seus fitoquímicos.

 

Imunomodulação

 

O sistema imunológico age como um escudo protetor contra agentes nocivos externos ou internos. Ele desempenha um papel fundamental na proteção do corpo humano contra doenças infecciosas. Seus dois principais componentes incluem as respostas de imunidade inata e imunidade adquirida. Através de seus compostos bioativos, o quiabo equilibra o sistema imunológico, permitindo uma ação antimicrobiana e ação na prevenção da formação de células cancerígenas, além de contribuir para a anti-inflamação.

 

 

Alimento funcional

 

Aposto que você não sabia, mas o extrato das vagens do quiabo serve como um agente espessante em inúmeras receitas de sopas e molhos, aumentando a sua viscosidade. Outra aplicação é o seu amplo uso na indústria de picles. Os polissacarídeos presentes na mucilagem são utilizados em alimentos congelados, como sorvetes, bem como em produtos de panificação, devido aos benefícios para a saúde e vida útil mais longa. A adição da mucilagem ao sorvete substitui uma parte do conteúdo de gorduras e permite reduzir o valor calórico, transformando a sobremesa em um alimento cremoso e saudável.

 

Nutracêutico

 

Hoje em dia, devido aos seus benefícios nutricionais e para a saúde, há uma demanda crescente pela produção de quiabo, e diferentes produtos do fruto estão disponíveis em mercados internacionais. Em breve teremos pílulas de componentes (nutracêuticos) do quiabo, voltados para necessidades específicas: gastroprotetor, laxante natural, antidiabético, antilipêmico (colesterol e triglicerídeos), anticâncer, imunomodulador, antioxidante, anti-inflamatório, antibacteriano, e também como um agente neurofarmacológico. Enquanto as pílulas não chegam, procure comer quiabo com frequência, de uma a duas vezes por semana. Sua saúde agradece.

 

 

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

 

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

 

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

 

Referências Bibliográficas:


*Molecules 2021. Okra as a potential dietary medicine with nutraceutical importance for sustainable health applications.

 

*Molecules 2019. Okra: bioactive components’ beneficial properties—focused on antidiabetic role—for sustainable health applications.

 

*J Food Chemistry 2018. Effect of boiling & roasting on the antidiabetic activity of Abelmoschus esculentus (Okra) fruits and seeds in type 2 diabetic rats.

 

*J Food Science 2014. Effect of okra cell wall & polysaccharide on physical properties & stability of ice cream.

 

*Plants (Basel) 2021. Okra as a potential functional food source of mucilage & bioactive compounds with health benefits.

Nenhum comentário: