quinta-feira, 7 de abril de 2022

Páscoa e Chocolate

 


A Páscoa está chegando e, ainda que seu significado principal seja o religioso, é também um momento que envolve uma certa delícia gastronômica muito desejada…

Os ovos de Páscoa - e os chocolates de uma forma geral - podem ser consumidos, mas é preciso moderação, pois eles costumam conter muito açúcar e gorduras, substâncias que, se consumidas em excesso, levam ao aumento de peso, dos triglicérides e do colesterol.

As calorias se tornam ainda maiores se os ovos de Páscoa forem recheados de brigadeiros, bombons, biscoitos, confeitos e afins. Para se ter uma ideia, os ovos artesanais com aproximadamente 200g, recheados de brigadeiro, podem chegar facilmente a 1.700 calorias. Já um ovo simples, de chocolate ao leite, tem em torno de 1.100 calorias.

Mas não é necessário se privar completamente do chocolate! O segredo é manter o equilíbrio e fazer escolhas inteligentes, comendo com moderação. Quando for escolher o seu ovo de Páscoa, prefira aqueles com menor quantidade de gordura saturada e trans. Esta informação está visível na tabela nutricional, no rótulo da embalagem.

Dê preferência aos chocolates com teor de cacau superior a 50%, com menor quantidade de açúcar. Eles costumam conter menos gordura e mais substâncias antioxidantes, sem deixarem de ser deliciosos.

Existem também os chocolates funcionais, enriquecidos com ingredientes que oferecem benefícios à saúde: fibras, colágeno, chia, pimenta, óleo de coco, gojiberry ou cranberry, amêndoas, entre outros.

Uma boa dica para evitar o excesso: procure saborear suas gostosuras da Páscoa sempre depois das refeições. Desta forma, você sentirá satisfação e prazer com porções menores.

O prazer de comer um chocolate deve ser parte da sua dieta; não uma razão para encerrá-la! Se o ovo de Páscoa é irresistível para você, opte por um pequeno e consuma devagar, ao longo de vários dias. Você pode, sim, flexibilizar um pouco sua dieta e consumir as gostosuras típicas das datas comemorativas, desde que seja com moderação e bom senso.

Feliz Páscoa! 🐰

#pascoasaudavel #ovodepacoafit #chocolatesaudavel #cacau70 #nutricaointeligente

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: