sexta-feira, 1 de abril de 2022

Nhoque de Matchá


 

O nhoque - que originalmente é "gnocchi", palavra que significa "pedaços" ou "pelotas" - é uma receita produzida no Oriente Médio desde os tempos romanos e que, na Itália, fez sucesso porque muitas famílias carentes usavam a farinha que sobrava dos ricos.

Elas usavam restos de pão, farinha e água para criar o maccheroni. Esta massa era modelada à mão e cozida em água salgada ou em caldo de verduras e ossos de galinha, para dar sabor.

De tão gostoso, o prato se popularizou por toda a Itália e, com o tempo, ganhou o mundo. Hoje, existem muitas variações. Uma delas é a versão saudável que usa o Matchá como ingrediente. Veja só:

NHOQUE DE MATCHÁ

Ingredientes:

- 600 g de batata-doce
- 100 g de farinha de trigo integral
- 2 gemas
- 30 g de queijo minas
- 30 g de ricota
- 1 colher (chá) de matchá
- Sal e noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe a batata-doce em água, até que fique macia, mas sem desmanchar. Esprema-a ainda quente, fazendo um purê. Deixe esfriar.

Acrescente aos poucos todos os ingredientes, formando uma massa. Divida em 4 partes e reserve. Polvilhe a mesa (bem limpa, claro) com farinha e enrole separadamente cada uma das partes, formando fios da grossura de um dedo indicador.

Corte em pedacinhos de 2 cm e enrole, no formato de bolinhas. Cozinhe as bolinhas em água fervente e, assim que boiarem na superfície, retire e mergulhe em água gelada, para interromper o cozimento.

Além de ser um prato criativo e delicioso, essa versão de nhoque oferece todos os benefícios proveniente do Matchá: ele faz bem para a saúde do cérebro, do coração, atua impedindo a ação dos radicais livres que aceleram o envelhecimento, auxilia na prevenção do câncer e no equilíbrio dos níveis do colesterol.

Monte o seu nhoque sem culpa, coloque o molho que mais gosta e saboreie - com a devida moderação - essa nutritiva e deliciosa refeição! "Buon appetito!" 😃

#receitinhasaudavel #nhoquedematcha #receitacommatcha #cozinhacommatcha #nutricaofuncional

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: