segunda-feira, 25 de abril de 2022

Tomate e Licopeno: Benefícios Nutricionais

 


O licopeno é um pigmento responsável pela coloração vermelho alaranjada de frutas e hortaliças.

Esse pigmento tem efeito protetor direto contra os radicais livres, sendo considerado um potente antioxidante.

 O organismo humano não é capaz de produzir esse pigmento, dessa forma ele é obtido exclusivamente por meio da alimentação.

Este poderoso antioxidante pode ser encontrado principalmente em tomates e seus produtos (extrato ou polpa de tomate, catchup), alcançando mais de 85% da recomendação de consumo, outras boas fontes são: mamão, goiaba vermelha, pitanga e melancia.

Vários estudos têm demonstrado os efeitos de dietas ricas em licopeno na redução dos riscos de ocorrência de câncer de próstata, esôfago, pulmão e benefícios para câncer de pâncreas, cólon, reto, dentre outros.

Alguns fatores podem interferir na disponibilidade do licopeno, como o estágio de maturação, estação do ano, variedade, local de plantio e manejo.

As maiores concentrações de licopeno encontram-se nas cascas dos alimentos fontes.

 Apesar de não existir uma quantidade especifica prescrita de licopeno que se deva ingerir, sabe-se que um consumo de 5 a 10mg de licopeno por dia é suficiente para obtenção dos benefícios desse nutriente.

Segue abaixo tabela com quantidade de licopeno nos alimentos:


 

 O tomate, além de fornecer grandes quantidades de licopeno para a dieta, é também uma boa fonte de potássio. Estudos apontam que 4.700 mg de potássio diariamente ajuda a baixar a pressão sanguínea, reduzir os efeitos adversos do excesso da ingestão de sódio sobre a pressão arterial, reduzir o risco de pedras nos rins e, eventualmente, reduzir a perda óssea relacionada à idade. Assim, o consumo de potássio através da ingestão de tomate é uma estratégia sensata, saudável e menos calórica.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

SANTOS, SR. Tomate e licopeno: benefícios nutricionais. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Disponível em: www.codeagro.agricultura.sp.gov.br Acessado em 25/04/2022.

SHAMI, N.J.I.E.; MOREIRA, E.A.M. Licopeno como agente antioxidante. Rev. Nutri., Campinas, v.17, n.2, p.227-236, 2004.

MORITZ, B.; TRAMONTE, V.L.C. Biodisponibilidade do licopeno. Rev. Nutri., Campinas, v.19, n.2, p.265-273, 2006.


Nenhum comentário: