segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nutrientes certos para garantir uma pele saudável – Previnir o envelhecimento

A saúde da pele está relacionada com alguns fatores externos que atuam na sua integridade. Portanto a ingestão de alimentos antioxidantes atuam para diminuir o efeito dos radicais livres, e podem amenizar o processo de envelhecimento precoce.

Alimentos como açaí (fruta com maior capacidade antioxidante), goiaba, tomate, manga e pepino funcionam tão bem quanto os melhores cremes para garantir uma pele saudável. Para prevenir o envelhecimento precoce, fuja da exposição em excesso ao sol, é preciso ter uma alimentação rica em alimentos com vitamina A, que também age como um autobronzeador.

Para a prevenção de rugas indesejáveis, o ideal é a ingestão de alimentos com vitamina C, pois influenciam na formação de colágeno – que é a estrutura responsável pela estrutura da pele.

O consumo de soja também é aconselhável, pois estimula a formação de fibroblastos, células que ajudam a produzir colágeno e elastina.

Outros alimentos que fazem bem a nossa pele, são as uvas e as frutas vermelhas, que são grandes fontes de antocianinas, substâncias estabilizadoras de colágeno. O abacate, apesar de calórico, é rico em licopeno, vitaminas A e E, e a sua gordura é saudável.

Alguns alimentos, como: manga, batata doce, cenoura, mamão, damasco, espinafre e algumas algas marinhas, atuam na proteção da membrana das células.




Uma substância que também deixa a pele bonita é o ácido elágico, devido ao seu alto poder antioxidante, suas principais fontes são as frutas vermelhas, como o morango e a framboesa.

Todos os alimentos e líquidos que auxiliam no bom funcionamento do intestino são excelentes para pele. O maior exemplo é a água, que hidrata e limpas todos os nossos tecidos. O mamão é uma ótima fruta, rica em papaína, uma enzima que atua na digestão de proteínas, aumentando assim a disponibilidade de aminoácidos.

O ideal é variar ao máximo as opções de frutas e hortaliças, e ter a ingestão de líquidos acima de 2 litros diários, associado a prática regular de atividade física.


Texto elaborado por: Dra Juliana Gonçalves
Nutricionista. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto de Cardiologia, RS.
 Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN.
Especialização em Fitoterapia pela Universidade de Léon (Espanha).
Especialização em Nutrição Clínica pela Faculdade CBES.

Autora do Manual de Atendimento em Nutrição Estética, 2ª edição, editora IPGS (2011). Coautora do livro Atendimento Nutricional em Cirurgia Plástica - Uma Abordagem Multidisciplinar, editora Rúbio (2013). 


As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
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