terça-feira, 4 de outubro de 2016

Frutas da Primavera



A primavera é a estação do ano marcada pelo fim do inverno e início do verão. Durante esses meses existem alguns alimentos que se destacam dos produtos comercializados no mercado. Consumir alimentos de época é ideal para quem deseja qualidade e economia. Hoje em dia devido a novas tecnologias no campo é possível comprar qualquer produto em qualquer época do ano. Contudo, é essencial levar em consideração a sazonalidade – período onde o produto tem maior produção. Consumir alimentos da época apresenta várias vantagens entre elas: maior produção do alimento, tendência de custos mais baixos, plantação sustentável e alimentos mais saborosos e nutritivos. Prefira sempre as frutas orgânicas.

Abacaxi Pérola: a bromelina é o nome genérico dado ao conjunto de enzimas proteolíticas encontradas nos vegetais da família Bromeliáceas, da qual o abacaxi é o mais conhecido. Essa enzima tem diversos usos nas indústrias alimentícias e farmacêuticas, todos baseados em sua atividade proteolítica. Pode-se mencionar o uso no tratamento de distúrbios digestivos e a quebra de gorduras depois da alimentação, pois quebra as proteínas em peptídeos e aminoácidos que auxiliam na digestão.

Mamão: o mamoeiro é uma planta cultivada nas regiões de clima tropical, sendo que no Brasil encontra condições climáticas favoráveis para sua exploração econômica. O mamão é uma fruta que contém nutrientes como betacaroteno, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina A, B e C. Além disso, o mamão possui ainda uma enzima: a papaína. A papaína possui propriedades digestivas e ação semelhante à pepsina (enzima do estômago), transformando as proteínas dos alimentos em aminoácidos. O mamão tem características laxantes que agem contra a fermentação intestinal, evitando assim, a constipação intestinal e formação de gases.
 
Acerola: a acerola tem polpa carnosa, suculenta e de cor alaranjada. A coloração externa varia do laranja ao vermelho intenso quando maduro. É a fruta mais rica em vitamina C, bastam quatro unidades por dia para suprir toda a necessidade de vitamina C de uma pessoa adulta saudável. Devido ao elevado teor de ácido ascórbico, a acerola é amplamente recomendada para a manutenção da saúde, melhora do apetite, prevenção de irritabilidade e fadiga. A acerola é rica também em outros nutrientes como carotenoides, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2) e niacina (vitamina B3).

Banana: a banana é a segunda fruta mais produzida no Brasil, atrás da laranja. Essa estatística coloca o país como o terceiro maior produtor mundial de banana, com 6,4 milhões de toneladas. A banana apresenta uma ampla variedade: banana da terra, banana ouro, banana prata, banana nanica e banana maçã. Ainda possui nutrientes como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, iodo, enxofre, manganês, carboidratos e vitaminas do complexo B.

Laranja: a laranja é uma fruta que possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres e mantém a saúde da pele, o que auxilia no retardo do envelhecimento. Os principais nutrientes da laranja são a vitamina B, potássio e as fibras. A laranja é ainda uma excelente fonte de vitamina C. A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel e termolábil, sendo rapidamente oxidada quando exposta ao ar. Ela é indicada ainda para controle do colesterol e reforço das defesas do corpo.

Frapê Fresh

Ingredientes:

● 1 laranja
● 6 acerolas
● 3 folhas de couve manteiga
● 1 colher (sobremesa) de mel
● Gelo a gosto

Modo de Preparo: Higienizar a laranja, acerolas e couve. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Beber imediatamente.

Salada de frutas com cubos de Frozen

Ingredientes:

● 1 pires (chá) de mamão picado
● 1 pires (chá) de abacaxi picado
● 5 unidades de morango picado
● 1 unidade de iogurte tipo frozen natural gelado
● 3 sachês de chá de morango

Modo de Preparo: Picar as frutas. Acomodá-las em taças de sobremesa e congelar. Preparar um chá bem concentrado com 100ml de água fervente para 3 unidades de sachê. Deixar em infusão por 5 minutos. Esfriar. Bater no liquidificador o chá com o iogurte tipo frozen natural congelado. Acondicionar em fôrmas de gelo e congelar novamente. Retirar a taça com as frutas picadas e adicionar 4 cubos de frozen de morango. Servir em seguida.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Weber, L. Frutas da Estação – Primavera. Instituto Ana Paula Pujol. Disponível em: www.institutoanapaulapujol.com.br

Danieli, Flávia.; et al. Determinação de vitamina C em amostras de suco de laranja in natura e amostras comerciais de suco de laranja pasteurizado e envazado em embalagem Tetra Pak. Rev Inst Ciênc Saúde. v.27, n.4, p.361-365, 2009.

Ferreira, Juliana Ferrari; Tambourgi, Elias Basile. Caracterização e purificação da enzima bromelina em sistema de duas fazes aquosas PEG/Fosfato. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

Martins, Gabriela Neves.; et al. Influência do repouso pós-colheita de frutos na qualidade fisiológica de sementes de mamão. Revista Brasileira de Sementes, vol. 28, nº 2, p.142-146, 2006.

Oliveira, Lenice Freiman de. Os Avanços da Bromelina na Área de Alimentação e da Saúde. Alimentação e Nutrição. v.12, nº. 1, 2000.

Queiroz, Ronialison Fernandes. Desenvolvimento de mamão formosa ‘tainung 01’ cultivado em russas-ceará. Universidade Federal Rural do SemiÁrido (UFERSA) [dissertação]. Mossoró-RN, 2009. 

Yamashita, Fábio.; Benassi, Marta de Toledo.; Tonzar, Anamaria Caldo.; Moriya, Suely.; Fernandes, Joicelena Georgetti. Produtos de acerola: Estudo da estabilidade de vitamina C. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, n.23, v.1, p.92-94, jan.-abr. 2003.

Tabela de sazonalidade dos alimentos – CEASA Campinas. Disponível em: <http://www.ceasacampinas.com.br/novo/Serv_Alimentos_Epoca.asp> 

Tabela de sazonalidade dos alimentos – CEAGESP São Paulo. Disponível em: <http://www.ceagesp.gov.br/entrepostos/servicos/produtos/sazonalidade-de-compras/>

Postar um comentário