quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Influência do Leite no Aparecimento da Acne



A relação entre o aparecimento de acne proporcionado pelo uso do leite é verdadeira. O leite de vaca possui hormônios e as glândulas da pele contêm enzimas que convertem esses hormônios em hormônios DHT (dihydrotestosterone), responsáveis pelo aumento da produção de sebo nas glândulas da pele. O leite também aumenta o IGF 1, que se traduz por aumento da oleosidade, causando o aparecimento da acne.

Além do poder acnegênico, o leite contém estrógeno, progesterona, precursores andrógenos e esteroides 5α-redutase-dependentes, alguns dos quais estão implicados na comedogênese (que é a alteração no processo de descamação que ocorre nos queratinócitos do ducto folicular e é o fator central no desenvolvimento da acne). Além do mais, é sabido também que a ingestão de iodo pode exacerbar a acne. Outro argumento que ajuda a reforçar a hipótese da associação entre o consumo de leite e o quadro de acne é a de que o iodo contido no leite pode estar envolvido na etiologia dessa dermatose.

Uma pesquisa realizada na Suécia mostrou que os portadores de acne frequentemente apresentam uma deficiência de zinco e a soja é uma boa fonte de zinco. O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos da soja. Ele é produzido misturando os grãos secos de soja com água e depois triturando-os. A principal diferença entre este leite e o leite de vaca, é que o leite de soja não possui gordura nem lactose (que é o açúcar natural do leite). Além do mais, não tem a presença de hormônios.

Recomenda-se, portanto, como parte fundamental e terapêutica da acne, que se evite a ingestão de laticínios, e para minimizar este problema, é sugerida a substituição do leite de origem animal, ou seja, o leite de vaca pelo leite de soja.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

Arslanian SA, Lewy V, Danadian K, Saad R. Metformin therapy in obese adolescents with polycystic ovary syndrome and impaired glucose tolerance: amelioration of exaggerated adrenal response to adrenocorticotropin with reduction of insulinemia/insulin resistance. J Clin Endocrinol Metab. 2002;87:1555-9.

Danby FW. Acne and milk, the diet myth, and beyond. J Am Acad Dermatol. 2005; 52:360-2.

Lamounier, ML. Influência do leite no aparecimento da acne. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.grupoalimentosfuncionais.blogspot.com.br

Nenhum comentário: