quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Macarrão Instantâneo



O macarrão instantâneo, também conhecido como “miojo”, passa por vários processos industriais, como fritura combinado com carboidratos refinados, o que faz com que o mesmo possua um excesso de gordura e carboidratos. Além disso, para sua fabricação são adicionados aditivos químicos, dentre estes o glutamato monossódico.  

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) realizou uma pesquisa com algumas marcas de macarrão instantâneo, e observou que as quantidades de sódio e gordura nestes produtos estão acima do recomendado para a população brasileira, sendo que algumas apresentaram o dobro da quantidade de sódio diária recomendada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para um adulto saudável.

O consumo frequente deste tipo de produto, pode acarretar danos à saúde, como um possível desenvolvimento de síndrome metabólica, que é um conjunto de pelo menos 3 doenças associadas, dentre elas podem ser colesterol e/ou triglicérides elevado, hipertensão, glicemia alterada ou quadro de diabete, e obesidade. Com isso, podemos desenvolver doenças cardiovasculares como Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, trombose e aterosclerose.

Para evitar estas doenças, existem no mercado, algumas opções saudáveis de macarrão instantâneo, que não contém aditivos químicos, nem conservantes e carboidratos finos, além de não passarem pelo processo de fritura, dentre eles está o Bifum, um macarrão oriental à base de arroz que não contém glúten. Para preparar basta deixar de molho por aproximadamente 3 minutos em água fervente, fora do fogo e escorrer. Outra opção é o macarrão instantâneo das lojas de produtos orgânicos, que é um produto natural, orgânico e integral, com preparo similar aos tradicionais, porém é mais saudável por não ser frito, além de ser produzido com farinha de trigo integral, e não conter glutamato monossódico.   

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo 

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: