segunda-feira, 5 de junho de 2017

Pinhão



O pinhão é semente da araucária, árvore símbolo do Paraná, é uma fonte muito rica de minerais e um ótimo aliado do emagrecimento, mas assim como todo alimento, ele deve ser consumido com moderação. 

Os benefícios do pinhão são muitos!

Além de ser um alimento rico em fibras e com isso ajudar prevenir doenças intestinais, o pinhão tem um grande benefício que é a liberação do ácido graxo linoleico. Esse ácido age, além de outras formas benéficas, como supressor da fome e libera um hormônio chamado colecistoquinina, que ajuda a diminuir a vontade de comer. Por essas características, o consumo é recomendado como lanche, entre refeições, e principalmente no fim da tarde, para ajudar a controlar a fome que é mais comum no período da noite.

Ele também é rico em Vitamina E, Vitamina K e Manganês, estes nutrientes contribuem para a redução do colesterol no sangue, por isso, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares.

Nele também são encontrados ferro e cobre. O ferro é um mineral que previne anemias e gera energia ao organismo e o cobre ajuda na absorção do ferro. Outro destaque nutricional dessa semente é no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.
Os antioxidantes presentes nos pinhões retardam o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo.

A semente pode ser consumida como lanche, picada ou processada e colocada em preparos, como sopas e saladas. A farinha do pinhão também pode ser uma opção para preparo de massas. A semente não possui glúten.

● 100g de Pinhão Cozido: 174 kcal; 43,9g de Carboidratos; 3,0g de Proteínas e 0,7g de Lipídios

SUFLÊ DE PINHÃO

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola pequena
2 1/2 xícaras (chá) de pinhão: sendo (1 xícara cozido e processado e 1,5 xícara cozido e cortado em rodelas)
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 ovos
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Salsa (ou salsinha), cebolinha-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Aqueça a manteiga em uma frigideira, deixando murchar e dourar a cebola bem picada. Acrescente o pinhão cozido, processado e cortado em rodelas, deixando-o refogar. Tempere com sal, pimenta-do-reino, salsa e cebolinha picados. Deixe esfriar.

No liquidificador ou batedeira, bata o leite, a farinha de trigo e as gemas. Incorpore aos poucos ao pinhão já refogado, acrescentando o queijo ralado. Junte suavemente as quatro claras batidas em neve. Despeje no ramequim (forma para suflê) untado. Asse em fogo moderado (170 ºC a 190 ºC) por cerca de 20 minutos. 

Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Calorias por porção: 378Kcal

PINHÃO COM CHOCOLATE

Ingredientes

300 g de pinhão
200 g de chocolate ao leite

Modo de preparo

Lave bem o pinhão e corte as pontas. Cozinhe o pinhão na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos após a panela começar a chiar ou até ficar bem macio. Descasque os pinhões e reserve. Derreta o chocolate de acordo com as instruções da embalagem e banhe os pinhões. Ponha-os para secar sobre papel-manteiga. 

Dica: para variar a receita, você pode usar chocolate 70% no lugar do chocolate ao leite.

Rendimento: 6 porções
Calorias por porção: 273 por porção  



PENNE MEDITERRÂNEO

Ingredientes

500 g de penne
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
1 xícara (chá) de pinhão cozido em rodelas (opcional)
100 g de ricota fresca esmigalhada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de orégano
1/2 xícara (chá) de salsa e manjericão picados
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 

Modo de preparo

Em uma panela, ferva 5 litros de água com uma colher (sopa) de sal. Junte o macarrão de uma só vez e cozinhe até ficar al dente.

À parte, aqueça o azeite numa panela e doure a cebola. Ponha o tomate e refogue por 5 minutos. Junte o pinhão, a ricota, o sal, a pimenta, o orégano e misture com cuidado. Escorra o macarrão e junte-o ao molho. Acrescente a salsa e o manjericão. Polvilhe o parmesão e sirva.

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Postar um comentário