quarta-feira, 31 de julho de 2019

Alimentação x Redução dos Triglicérides


Os exames chegam e lá está: níveis de triglicérides nas alturas. Afinal, quem são eles? Os triglicérides nada mais são do que um tipo de gordura presente no sangue essenciais para o funcionamento do organismo. De mocinho, eles podem se tornar vilões da saúde, pois, podem estar associados na formação de placas que bloqueiam o fluxo sanguíneo, sobrecarregam a circulação e aumentam os riscos de infarto, AVC, e afins.

De acordo com dados da American Heart Association, cerca de 30% da população apresentam taxas elevadas dessa gordura nos vasos sanguíneos, ou seja, níveis acima de 150 mg/dL. A boa notícia é que com reeducação alimentar e exercícios físicos é possível controlar e também reduzir em até 50% o triglicérides alto.

A  má alimentação, o sedentarismo e o estresse, comportamentos típicos do estilo de vida atual, formam o tripé que desregulam as taxas de gordura do sangue. A primeira providência é mudar a dieta. A quantidade e o tipo de gordura e carboidrato consumidos podem contribuir para o aumento dos triglicérides, embora não tenha nenhuma relação específica.

Entre os tipos de gordura existentes há a saturada, trans, monoinsaturada e polinsaturada, que devem ser consumidas com moderação. Carnes gordurosas, queijos, manteiga, produtos com gordura vegetal hidrogenada, por exemplo, possuem alto teor de gordura trans e saturada. Em relação aos carboidratos, é importante evitar sacarose, ou seja, o açúcar refinado. O ideal é evitar o consumo exagerado de produtos industrializados que contenham sacarose, frutose, xarope de milho e açúcar invertido. Uma dica importa é observar os rótulos: caso estejam em até terceiro lugar na lista de ingredientes, significa que há uma maior quantidade deles na formulação do produto.
Alimentos do bem

A resposta do organismo à modificação alimentar, segundo explica a nutricionista do HCor, é muito rápida. Para que isso ocorra de fato, é importante incluir na dieta gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas (azeite e castanhas) e as poli-insaturadas (peixes de água salgada, linhaça e nozes). Entre as opções, vale destacar o ômega-3, facilmente encontrado na sardinha, atum, salmão, entre outros.
Mãos na massa

Para turbinar a dieta do dia a dia, segue-se abaixo uma sugestão de cardápio que podem ajudar a controlar os perigosos triglicérides.
Café da manhã

·         Pão integral
·         Queijo minas frescal light
·         Leite semi-desnatado
Lanche

·         Nozes
·         Fruta
Almoço

·         Arroz integral
·         Feijão
·         Peixe grelhado
·         Salada de folhas
·         Fruta
Lanche

·         Iogurte light com aveia
Jantar

·         Salada de folhas
·         Grão de bico
·         Arroz integral
·         Berinjela refogada
·         Linhaça
·         Fruta

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Torreglosa, C. Alimentação balanceada reduz em até 50% os níveis de triglicérides. Hospital do Coração - HCOR. Disponível em: www.hcor.com.br Acessado em: 28/07/2019.

Nenhum comentário: