segunda-feira, 28 de outubro de 2019

CHIA


A chia é uma semente da planta sálvia hispânica L. e nativa do México e Guatemala. Vem sendo muita consumida por quem busca uma alimentação natural e saudável, pois é uma semente rica em ômega-3, especialmente o ácido linolênico (ALA), o mesmo encontrado na semente de linhaça. É uma boa fonte de proteínas e de fibras. Além disso, contém fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio. E antioxidantes como o ácido cafeico.

O ômega-3 tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O seu consumo é necessário para o equilíbrio com o ômega-6 que consumimos, pois atualmente a dieta é composta por muitos alimentos fonte de ômega-6 em detrimento dos ricos em ômega-3. Dessa forma, nosso organismo entre em um estado pró inflamatório, o que seria uma das causas de doenças como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.

As proteínas da chia são de boa digestibilidade e de alto valor biológico, pois possui aminoácidos essenciais capazes de formar proteínas completas em nosso organismo. Seu consumo pode ser importante para vegetarianos e por ser um alimento proteico que não necessita de refrigeração, pode ser usado para complementar os lanches intermediários.

A chia é uma boa fonte de proteínas, possui tanto fibras solúveis como insolúveis. As fibras solúveis aumentam de volume e formam um gel em contato com os líquidos em nosso estômago, dessa forma proporcionam maior sensação de saciedade. Além disso, também faz com que o açúcar dos alimentos seja absorvido mais lentamente melhorando o controle glicêmico e evitando picos de insulina, prejudiciais para pessoas diabéticas e que desejam perder peso. No intestino as fibras aumentam o bolo fecal e diminuem o tempo com que as fezes ficam em contato com a mucosa, assim as toxinas são eliminadas mais rapidamente. A chia contém 4,3 g de fibras, o equivalente a 17% das necessidades diárias, em 1 colher (sopa).

A semente de chia pode ser consumida crua junto com o cereal matinal, no iogurte, nas saladas ou em bebidas; triturada em preparações como pães e biscoitos ou pode ser deixada de molho (1 colher em um copo de água por alguns minutos) para formar uma textura gelatinosa e ser usada no preparo de mingau, sopas, batida em sucos ou em receitas de bolo, por exemplo.

Valor Nutricional


100 g
Porção 1 colher (15g)
Calorias
386 kcal
58 kcal
Proteínas
20g
3g
Carboidratos
7g
1,1g
Gorduras
31g
4,7g

Texto elaborado pela nutricionista: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: