quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Batata


A batata (Solanum tuberosum L.) é uma planta da família Solanaceae. O ciclo de desenvolvimento da batata pode ser dividido em quatro fases: plantio, emergência, tuberização, máximo desenvolvimento vegetativo e senescência natural da planta.

Devido ao seu alto potencial de rendimento e pelas suas propriedades nutricionais tornou-se essencial em países populosos por conter vitamina C, proteínas, carboidratos e potássio. Além de ser um tubérculo rico em carboidrato, sendo o amido seu principal representante, o amido é o principal responsável pelas propriedades tecnológicas que caracterizam grande parte dos produtos processados, contribuindo para textura, estabilização de coloides, agente gelificante, adesivo, capacidade de retenção da água além de poder ser utilizado como agente espessante.

Há outras variedades de batata:

Batata Asterix:

É uma batata comprida e de casca rosada. Seu miolo pode ser branco ou amarelado, depende de sua espécie. É bastante resistente contra o congelamento. Por menos água que outras variedades, é excelente para purês, nhoques e para fritar.

É rica em carboidratos e tem o dobro de fibras de uma batata normal, por isso é muito recomendada para quem precisa de energia para praticar atividades físicas.

Batata baroa:

É uma batata comprida e com casca amarela. Você também pode conhece-la como mandioquinha. Ela é uma batata mais esguia, com casca e polpa amareladas. Seu amido é facilmente digerido e por isso é indicada na alimentação de crianças e convalescentes. Quando for fazê-la, experimente fazê-la como purê ou sopa.


Batata yacon:

Ela pode lembrar um pouco a batata-doce, ao menos por fora, mas por dentro é bastante única. Além de possuir essa coloração interna que lembra a uma cenoura, a batata yacon tem um sabor mais adocicado. Ela é uma batata muito apreciada no Japão, sendo utilizada até para compor massas de macarrão e pão.

Batata doce:

Possuí uma casaca avermelhada escura, e a polpa é branca, com um sabor adocicado, é rica em vitamina A.

Batata Recheada:

Ingredientes:

·         2 batatas médias;
·         ½ ricota picada;
·         2 colheres de sopa de queijo cottage;
·         100 g de peito de peru picado;
·         Sal a gosto;
·         Pimenta-do-reino a gosto;
·         Cebolinha picada a gosto.

Modo de preparo:

·    Lave as batatas com casca em água corrente. Espete com um garfo algumas vezes e leve ao micro-ondas dentro de um saco próprio para isso.
·    Faça pequenos furos no saco e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, em potência alta. Também pode ser feita no forno, se preferir – nesse caso, leva cerca de 40 minutos até ficar macia.
·   Após retirar, corte a tampa da batata e cave com uma colher, para tirar um pouco da polpa. Tempere com sal por dentro da batata e reserve.
·   Misture os ingredientes do recheio: ricota, cottage, peito de peru, cebolinha e pimenta. Tempere com sal a gosto.
·   Recheie as batatas e tampe. Leve ao forno rapidamente para gratinar em temperatura média, servindo em seguida.

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve Bigonha – CRN3. 28964
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo
Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)
Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP
Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget
Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Nenhum comentário: