sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Intestino, Nosso Segundo Cérebro

O intestino delgado é considerado como um “órgão inteligente”, ou “segundo cérebro”, por ser o único órgão do corpo humano capaz de executar funções independente do sistema nervoso central (SNC). O intestino pensa, decide e executa tarefas tal qual um cérebro, devido a intertransmissão de estímulos entre os neurônios sensitivos, associativos e motores.

O intestino é um órgão extremamente importante para o funcionamento do organismo humano, e é determinante para saúde geral do corpo, e a linha de frente para uma organismo em equilíbrio. Apesar das funções digestivas e absortivas serem as mais difundidas, o intestino desempenha funções hormonais, motora, nervosa e de sistema imune.

No intestino grosso, temos a chamada Microbiotia Intestinal, ou seja, um grupo numeroso e diversificado de bactérias boas e ruins que convivem em nosso intestino. O equilíbrio da microbiota intestinal é fundamental para manutenção da saúde e sobrevivência dos seres humanos, ela exerce inúmeras funções em nosso organismo, como:

- Impedir a colonização e proliferação de bactérias nocivas;

- Interação entre bactérias intestinais e células imunológicas, gerando um estado de alerta ao organismo, fazendo com que as células de defesa respondam de forma rápida e eficaz frente a substâncias nocivas ao organismo;

- As bactérias intestinais são fontes de vitaminas e sintetizam enzimas digestivas como a lactase (a enzima que digere a lactose da dieta);

- auxiliam na redução dos níveis de colesterol e agem sobre as fibras formando ácidos graxos de cadeia curta, fonte energética para a manutenção de um intestino saudável e equilibrado.

- Os lactobacillus rhamnosus, são capazes de controlar os níveis de cortisol, também chamado de hormônio do estresse, potente indutor da resistência à insulina e hiperinsulinemia (altos níveis de insulina no sangue);

Uma mucosa intestinal íntegra garante uma reprodução adequada das bactérias benéficas, o que garante melhor absorção de nutrientes e eliminação de toxinas. Caso isto não aconteça o intestino torna-se extremamente vulnerável a doenças infecciosas. Fibras solúveis e insolúveis, amido resistente e oligossacarídeos através de sua fermentação estimulam o crescimento das bactérias benéficas e redução no número de bactérias potencialmente patogênicas. Além disso, com a fermentação desses componente alimentares pelas bactérias probióticas há produção de ácidos graxos de cadeia curta que atuam na regulação do metabolismo de gorduras e glicose no fígado, e ainda fornecem energia ás células intestinais.

Alguns alimentos funcionais ajudam muito no equilíbrio da microbiota intestinal, favorecendo a multiplicação das bactérias benéficas, como por exemplo a biomassa de banana verde que funciona como um PREbiótico, a suplementação com PRObióticos é fundamental pois os lactobacilos presentes nos iogurtes industrializados não tem a capacidade de se fixar na parede intestinal e se multiplicar, converse com sua nutricionista ela saberá lhe indicar qual a melhor composição de lactobacilos para você.

Uma dieta equilibrada, rica em fibras, com probióticos e prebióticos, a exclusão de agrotóxicos, aditivos, alimentos refinados, vão garantir uma saúde intestinal adequada e isto será refletido em todo organismo do paciente. 



Os alimentos devem percorrer todo sistema digestivo numa velocidade metabólica ideal, qualquer alteração nesse mecanismo gera consequências não saudáveis para o organismo, tanto uma diarreia quanto uma prisão de ventre acarretam alterações metabólicas que vão alterar o equilíbrio do corpo como um todo. Torna-se então estreita essa relação entre um sistema digestivo saudável e a sensação de bem estar físico, emocional e psíquico. O intestino regula nossa imunidade e nossas emoções.

Alegria de viver, bem estar, prazer são dependentes de uma produção adequada de serotonina. 90% deste hormônio é fabricado no intestino, como tratar uma depressão somente com remédios sem tratar o órgão que produz este hormônio. “Quando analisamos o fato de que o intestino é fundamental na formação da serotonina, nada mais é preciso acrescentar. A alegria e a inteligência emocional, de que tanto precisamos para viver bem, começam realmente a partir do intestino! Por isso só nos resta garantir a esse fantástico órgão matérias-primas de primeira qualidade, o que conseguimos com uma alimentação saudável. Ele, inteligentemente, se encarregará de garantir nossa saúde e felicidade.” 

A serotonina ainda é precursora de melatonina, conhecido como hormônio do sono e um excelente antioxidante. Veja como nosso organismo funciona em sincronia!!! Não tem como tratar um sintoma sem observar como funciona o outro. Serotonina e melatonina têm uma relação de alternância. A primeira predomina quando o cérebro se encontra em estado de alerta, e a segunda, em períodos de sono. Ambas aumentam a qualidade do sono, sensação de bem estar, otimismo, bom humor, capacidade de atenção e raciocínio. 
Através da anamnese, dos sinais e sintomas, dieta habitual e de todo histórico, observamos a necessidade de equilibrar esse sistema tão complexo e essencial para a saúde de qualquer individuo. 

Portanto, converse com seu nutricionista ele saberá lhe orientar quais as melhores opções para o equilíbrio intestinal.



Texto elaborado por: Ana Paula Martins

Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e em Fitoterapia. Com mais de 14 anos de experiência em nutrição e atendimento clínico. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Referências Bibliográficas:
HAMMERLY, Milton. Fibromialgia: uma abordagem integrativa. São Paulo, Gaya. 2006
Can coenzyme q10 improve clinical and molecular parameters in fibromyalgia?
Cordero MD1, Alcocer-Gómez E, de Miguel M, Culic O, Carrión AM, Alvarez-Suarez JM, Bullón P, Battino M, Fernández-Rodríguez A, Sánchez-Alcazar JA.
Effects of physical exercise on serum levels of serotonin and its metabolite infibromyalgia: a randomized pilot studyV Valim, J Natour, Y Xiao, AFA Pereira… - Revista brasileira de …, 2013 - SciELO Brasil
Creatine Supplementation in Fibromyalgia: A Randomized, Double?Blind, Placebo?Controlled Trial CRR Alves, BM Santiago, FR Lima… - Arthritis care & …, 2013 - Wiley Online Library

Nenhum comentário: