sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Obesidade Nunca Mais!


A obesidade é uma doença crônica que está cada vez mais em evidência. A obesidade pode ser reflexo de um desequilíbrio energético, ou seja, a energia ingerida é maior do que a energia despendida pelo metabolismo. Porém, hoje sabemos que não só a quantidade de calorias tem influência no controle do peso. Muitas vezes o tipo e a qualidade do alimento ingerido fazem a diferença. E ainda existem as particularidades de cada um, que faz com que determinada dieta possa fazer bem ou mal para uma pessoa. Além disso, a obesidade pode ser desencadeada por diversos fatores combinados como fatores hereditários, hormonais, medicamentoso, psicológico, ambientais e sociais.

Se você estiver “acima do peso”, é provável que tenha experimentado fazer dieta ou mudar o estilo de vida, sem grandes ou duradouros resultados. Mas isso não significa que você seja um fracasso nem que sua força de vontade ou sua disciplina sejam insuficientes. Na verdade, se isso aconteceu, é sinal de que você é um ser humano normal. É natural fracassar na dieta restritiva.

Grande parte das pessoas que têm problemas com o peso busca formas de eliminar os quilos extras, porém dietas malucas ou da moda não funcionam em longo prazo, ou seja, a perda de peso ocorre, mas se a pessoa voltar aos velhos hábitos, o peso tende a aumentar novamente.

As dietas restritivas “funcionam” no começo, ou seja, a pessoa que faz dieta em geral consegue emagrecer. Mas dificilmente consegue manter esse novo peso. As pesquisas apontam que entre 90% e 95% das pessoas voltam ao peso inicial ou ganham mais peso.
Uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física são fundamentais para perder ou manter o peso. Além disso, alguns alimentos podem ajudar no processo de emagrecimento. Isso quer dizer que é possível emagrecer comendo! 

O primeiro passo para reduzir a gordura corporal em excesso é equilibrar o que se come e o que se gasta. Nesse caso, o balanço deve ser negativo, em outras palavras: você deve comer menos e gastar mais. Vale lembrar que o gasto energético é influenciado, principalmente, pela taxa de metabolismo basal, energia gasta com atividade física e o efeito térmico dos alimentos.

Veja algumas dicas:

Cuidado com as restrições alimentares: De nada adianta fazer restrições muito severas na dieta. Esse hábito prejudica o bom funcionamento do corpo e estimula a proteólise, a quebra dos músculos. Pessoas que reduzem demais o consumo energético tendem a perder mais peso em um curto período, mas isso ocorre graças à perda de líquido e massa magra, o que não é nada saudável!

Mantenha o consumo de proteína e fibras: Consumir ao menos uma fonte de proteína em todas as refeições, de preferência magra, evita a perda de massa muscular e ainda proporciona saciedade, o que ajuda a controlar a ingestão dos outros alimentos. Lembre-se que para queimar gordura não é necessário exceder as recomendações de proteínas, basta seguir o que é recomendado para sua idade e sexo. De maneira semelhante, as fibras ajudam a controlar a fome por proporcionar saciedade.

Nada de cortar os carboidratos: Esse grupo alimentar fornece energia para os diversos tecidos do corpo e, portanto, é essencial na dieta principalmente para quem pratica atividade física. Mas, o importante é escolher o tipo de carboidrato adequado. Os complexos ou integrais possuem menor índice glicêmico, ou seja, liberam energia lentamente, evitam picos de insulina, possuem um teor alto de fibras, vitaminas e minerais e, dessa maneira, são mais apropriados para reduzir a gordura corporal. Eles também são ótimas opções para o lanche que antecede o treino.

Fique de olho em alguns nutrientes: Assim como as proteínas, gorduras e carboidratos, os micronutrientes (vitaminas e minerais) são fundamentais para o metabolismo funcionar adequadamente. As vitaminas do complexo B, por exemplo, ajudam na queima de gordura. Inclua frutas e vegetais na sua dieta e garanta o aporte adequado esses nutrientes.

Lembre-se de fracionar a dieta: Essa afirmação é unânime entre os nutricionistas, intercalar lanchinhos leves entre as refeições balanceadas irá proporcionar um aumento na taxa de metabolismo basal e, consequentemente, incrementa a sua queima de gordura.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Deram, S. O peso das dietas. 2 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

Potencialize a queima de gordura e emagreça com saúde. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 10/10/2019.

Nenhum comentário: