segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Quanto de Peso Ganhar Numa Gestação?


A gravidez não é uma desculpa para não dar atenção à alimentação e ao peso, mas não é tempo de obcecar para manter-se magra e definida, né? Esse é o meio de encontrar um caminho seguro e saudável, e aqui deixarei algumas informações importantes.

Segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, aproximadamente 50% das mulheres grávidas estão acima do peso ou obesas, colocando a si mesmas, e ao bebê, risco maiores para desenvolverem problemas de saúde.

Algumas mulheres estão acima do peso ou obesas e engravidam, outras começam com um peso normal mas ganham peso demais, e outras não ganham peso suficiente. E tudo isso terá impacto na saúde geral da mãe e do bebê. O ambiente gestacional tem efeitos permanentes sobre a estrutura, fisiologia e metabolismo do bebê e estas alterações podem gerar consequências por toda vida.

Para a mãe, a obesidade e / ou ganho de peso excessivo durante a gravidez aumenta drasticamente o risco de diabetes gestacional e pré-eclampsia, dentre outras complicações graves. Também é mais provável que ocorra uma cesariana à um parto normal. E para os bebês, maior risco de aborto, morte fetal ou parto prematuro. Eles também são muito mais propensos a lutar com a obesidade infantil.

O ganho de peso gestacional total para mulheres que começam sua gestação com peso normal (IMC de 19,8 a 26) deveria ser de 11,5 a 16 kg. Porém, esse ganho de peso é diferente em cada etapa da gestação.

Para as gestantes com IMC normal o ganho de peso semanal deve ser de 65 g/semana nas primeiras 10 semanas; 335 g/semana entre as 10 – 20 semanas; 450 g/semana entre as 20 – 30 semanas; 335 g/semana entre as 30 – 40 semanas.

O quadro mostra o ganho de peso total na gestação e a partir do primeiro trimestre, em todas as faixas de IMC. 




Como reduzir os riscos da obesidade durante a gravidez?

Se você estiver com sobrepeso ou obesidade quando descobrir uma gestação, você pode reduzir os riscos para você e ao bebê, limitando a quantidade de peso que você ganha durante a gravidez, geralmente máximo de 7 Kgs.

Mas isso precisa ser feito com cuidado e acompanhamento. A última coisa que você quer fazer é privar seu bebê os nutrientes que ele precisa para crescer e se desenvolver. Se você está restringindo a ingestão de calorias a fim de limitar o seu ganho de peso durante a gravidez, é importante extra que você faz a cada contagem de calorias, escolhendo alimentos com muita densidade nutritiva, e eliminando alimentos com calorias vazias (como fast food).

Por que as grávidas sentem mais fome? O que fazer?

Há dois fatores que interferem na saciedade da gestante. O primeiro é que o corpo passa a produzir mais peptídeos (substâncias responsáveis por mediar a sensação de fome); o segundo é que há diminuição dos movimentos peristálticos, que movimentam o alimento por meio do trato digestório. É como se o corpo o tempo inteiro pedisse comida. Porem esta quantidade a mais que a gestante tem necessidade não ultrapassa 300kcal! Para controlar o apetite a gestante deve manter uma frequência de 6 a 8 refeições diárias, nu intervalo máximo de 3 horas. Frutas frescas, lanches leves, vegetais frescos, entre outros alimentos, devem fazer parte do cardápio. Não esquecendo de se hidratar muito bem, OK?

O cenário ideal, claro, é estar em um peso saudável quando você engravidar e para monitorar seu ganho de peso com cuidado durante a gravidez … ganhando nem muito nem pouco. Tenha em mente que 50 % das gestações não são planejadas, e se você é mulher e tem vida sexual ativa, é bom começar a pensar em um plano de alcance e manutenção de um peso saudável. O quanto antes você estiver em um projeto de qualidade de vida, incluindo bons hábitos alimentares, melhor será, sempre!

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.



Nenhum comentário: