quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Nutrição Ayurvédica


A medicina Ayurvédica está deixando a Índia, de onde é originária há mais de 5 mil anos, para conquistar cada vez mais brasileiros. Com bases que pregam o equilíbrio e a harmonia como os caminhos para uma boa saúde física e emocional, a terapia está encontrando por aqui crescimento expressivo. Seu nome é derivado da palavra em sânscrito ayurveda, que significa conhecimento da vida (ayur = vida / veda = sabedoria).

Os benefícios da alimentação Ayurvédica são inúmeros. Para a medicina milenar Ayurveda, a alimentação quando equilibrada e em harmonia com o metabolismo individual de cada pessoa tem caráter preventivo e terapêutico. Na Ayurveda, cada pessoa apresenta um funcionamento metabólico diferente, digere e assimila os alimentos de maneira diferente. A alimentação Ayurvédica é estruturada de acordo com as funções metabólicas individuais portanto, se trabalha essencialmente com essas individualidades que são definidas com base na constituição psicofísica de cada indivíduo. De acordo com a Ayurveda, existem 5 elementos da natureza que se combinam para formar nosso organismo: éter, ar, fogo, água e terra.

A combinação destas energias sutis forma os humores biológicos, os Doshas (Prakritti) e organiza todas as funções físicas, emocionais e mentais que regem a vida. A partir do Dosha e de desequilíbrios existente a alimentação é direcionada, buscando sempre harmonizar esta combinação de energias.

A alimentação Ayurvédica cria uma consciência alimentar, levando a questionamentos pessoais sobre o que estamos consumindo, da maneira com que estamos fazendo nossas refeições e de como nosso corpo responde a diferentes alimentos e preparações. Esta consciência é criada como resultado da meditação e prática de Yoga, que favorecem o autoconhecimento.

De acordo com o Dosha e os sintomas individuais, a alimentação Ayurvédica utiliza de preparações culinárias específicas e especiarias visando uma melhor digestão e aproveitamento dos nutrientes

Na Índia por exemplo, cada pessoa ou família tem seu próprio Massala (conjunto de especiarias que usam para temperar os alimentos). Essas especiarias além de aguçar o paladar e atuar na digestão, são ricas em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes trazendo benefícios para a saúde em geral. 



A alimentação Ayurvédica segue alguns preceitos da dieta Vegetariana Orgânica, pobre em alimentos industrializados, aditivos alimentares, açúcar refinado e produtos químicos como pesticidas. Preconiza o consumo de grãos integrais, sementes, leguminosas de fácil digestão como lentilha e grão de bico, bem como leite e derivados. É uma alimentação mais natural e com característica revigorante.

Em termos de qualidade nutricional, uma dieta com menor teor de gorduras animais apresenta caráter menos inflamatório. Juntamente com o consumo aumentado de compostos antioxidantes provenientes dos alimentos naturais, traz benefícios principalmente na prevenção de problemas de saúde relacionados com a vida moderna.

Para assegurar o equilíbrio nutricional na alimentação Ayurvédica, recomenda-se apostar em pratos coloridos e investir nos alimentos da estação. Uma refeição Ayurvédica deve conter os 6 sabores (doce, salgado, ácido, amargo, picante e adstringente) para ser completa e trazer plenitude. A atmosfera calma na qual as refeições são praticadas trazem benefícios também no aproveitamento dos nutrientes ingeridos, por serem melhor digeridos e absorvidos.

Apesar da exclusão das carnes, os leites e seus derivados fornecem o aporte proteico, complementando outras proteínas vegetais. A Vitamina B12 também é fornecida pelos lácteos, sendo apenas preocupante no seguidores de dietas veganas (sem lácteos e ovos). As demais vitaminas e minerais são contempladas de maneira satisfatória por alimentos de fonte vegetal. Quando existe cuidado e dedicação com a alimentação, o padrão alimentar Ayurvédico fornece uma dieta completa e equilibrada em termos de nutrientes.

Com relação às restrições alimentares que envolvem uma dieta Ayurvédica, Anna explica esta relação com alimentos de característica Tamásica ou seja, que levam a apatia, inércia, confusão, ignorância e erro. São alimentos Tamásicos a carne, os ovos, a cebola, o alho, os cogumelos e fungos e as comidas fermentadas. Os alimentos com padrão Rajásicos podem levar a desejos, paixões, dores e inquietudes e também não são recomendados. Perfazem os que contenham cafeína (café, chocolate, chá) e excesso de temperos. Estas restrições não levam a prejuízos nutricionais e a combinação de fontes vegetais de proteínas suprem as necessidades proteicas para a população em geral.

Com relação ao processo curativo no Ayurveda, o mesmo é dado através da rotina diária que inclui rituais para uma vida plena e saudável. São eles: meditação, exercícios e alimentação para harmonizar os humores biológicos (Doshas). Essa rotina diária é chamada de Dinacharya e através dela nos harmonizamos com nossa natureza e aquietamos nosso corpo e mente. O processo curativo também envolve fitoterapia, alimentação, massagem, yoga e meditação. A cura engloba os campos físico, mental e emocional de maneira integrada e exige paciência e dedicação.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Forceline, A. Os benefícios da nutrição ayurvédica. ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 29/10/2019.

Nenhum comentário: