sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Tireoide x Emagrecimento


A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo. A glândula possui forma de borboleta (com dois lobos) e se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.

Ela atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. 

Quando a tireoide não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertiroidismo). Nos dois casos, o volume da glândula aumenta, o que é conhecido como bócio. Esses problemas podem ocorrer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar.

Relação entre Problemas na Tireoide e Emagrecimento

A queda na produção dos hormônios tireoidianos, chamada de hipotireoidismo, inclui entre os sintomas o ganho de peso, mesmo com a diminuição do apetite. O fato de a pessoa engordar pode estar relacionado também com acúmulo de líquidos no seu corpo, pois, com o hipotireoidismo, todo metabolismo está mais lento, incluindo as funções renais responsáveis por drenar os líquidos do nosso organismo.

Realmente pode haver um ganho de peso nesse paciente, na proporção entre 500 g e 3 kg. Mas, atenção, ninguém engorda 10 kg por causa apenas de uma disfunção na tireoide. O ganho de peso nesses casos pode estar relacionado ao fato de a pessoa se alimentar erroneamente, mantendo uma dieta rica em carboidratos e fast food. É mais fácil culpar a tireoide do que enxergar os erros alimentares.

Apesar de poder ocorrer um emagrecimento em pacientes com hipertireoidismo, isso não significa que a perda de peso seja saudável, pois nesses casos há também um maior consumo de massa muscular e massa óssea, além da massa gordurosa, que leva a pessoa a relatar fraqueza, indisposição, perda do condicionamento físico e até fraturas.

Em resumo, uma doença de hiperfunção da tireoide (hipertireoidismo) pode realmente emagrecer, porém à custa de uma série de outras comorbidades, que não faz valer a pena a perda de peso.

A partir do momento que uma doença da tireoide for identificada, o médico endocrinologista atua prescrevendo medicações para voltar a regular a função da glândula. Caso o paciente faça uso correto da medicação e seus exames de sangue mostrem valores normais de hormônios tireoidianos, sua doença está compensada e, portanto, a tireoide não afetaria em nada no ganho ou na perda de peso. Pacientes com hipo ou hipertireoidismo precisam seguir uma dieta saudável e balanceada, evitando o excesso de carboidratos, principalmente os doces e os produtos industrializados, consumindo pouca quantidade de gordura e aumentando a ingestão de fibras e sais minerais.

Nesse caso, vale o acompanhamento nutricional para que o tratamento da doença seja associado a hábitos alimentares saudáveis. O nutricionista calculará o quanto seu corpo precisa receber de energia, e irá propor uma distribuição dessa energia entre nutrientes importantes e boas escolhas alimentares.

Sal Iodado e Tireoide

É verdade que a tireoide utiliza o iodo para produzir seus hormônios. E, segundo a legislação brasileira, o sal de cozinha é enriquecido industrialmente com iodo, tornando o Brasil um país com excesso desse elemento na alimentação.

Por esse motivo, dificilmente um indivíduo terá doença tireoidiana por falta de iodo, principalmente se ele viver em região urbana e consumir produtos industrializados. Logo, pessoas com função tireoidiana normal não necessitam da suplementação com nenhum alimento rico em iodo, desde que façam consumo de sal iodado.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:


Tireoide. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM. Disponível em: www.tireoide.org.br Acessado em: 24/10/2019.

Junior, ACS. 5 mitos sobre emagrecimento e tireoide revelados. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 24/10/2019.

Nenhum comentário: