segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Nutrição x Prevenção do Câncer de Próstata


O câncer é o crescimento desordenado de células atípicas que invadem tecidos ou órgãos podendo ou não espalhar para outras regiões do corpo, as chamadas metástases, que são tumores distantes do local de origem e potencialmente perigosas.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, cuja função é produzir e armazenar o sêmen. Entre os pacientes que procuram atendimento relacionado à próstata, as queixas mais comuns são prostatites, hiperplasia benigna da próstata e o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e no Brasil é o mais prevalente após o câncer de pele não melanoma. Este é considerado o câncer da terceira idade, pois normalmente surge após os 65 anos de idade.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) a alimentação inadequada é responsável por cerca de 20% dos casos de câncer no Brasil. Este dado é muito alarmante, considerando ainda que 35% das mortes pela doença acontecem por este motivo.

A alimentação saudável e variada em nutrientes é de extrema importância para a nossa saúde, pois enquanto alguns alimentos contribuem para proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolvê-la.

Uma alimentação rica em alimentos in naturaem especial os de origem vegetal, ou minimamente processados, como: frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, são fundamentais para prevenir o surgimento da doença. A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão (80 g), do produto picado ou inteiro.

Consuma os sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar ou adoçantes artificiais, como: manga, melancia, laranja e abacaxi, ou opção é combinar as frutas mais azedas (limão, maracujá) com outras mais doces.
Não consuma alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para o consumo, refrigerantes, chás e sucos industrializados, pois são repletos de açúcar. Os alimentos do tipo fast-food, o hambúrguer, pizza e cachorro-quente e produtos prontos para consumir ou aquecer, como: lasanhas, salgadinhos contêm grande quantidade de gorduras, açúcares, corantes, conservantes e sódio e, portanto, alta concentração de calorias.
A obesidade está fortemente relacionada com o desenvolvimento de anormalidades na próstata. Alguns autores relatam que o tecido adiposo é capaz de armazenar pesticidas lipossolúveis e produzir hormônios androgênicos, indutores da proliferação desordenada de células prostáticas. Outros trabalhos mostram que indivíduos portadores de gordura visceral e síndrome metabólica apresentam inflamação crônica e por este motivo possuem uma elevada produção de citocinas pró-infamatórias e de fator nuclear beta (NF-kB), proporcionando uma proliferação desordenada de células prostáticas e uma redução da defesa do organismo.    
O consumo de resveratrol, presente nas uvas vermelha e roxa (quanto mais escura a casca, mais antioxidante) reduzem as citocinas pró-inflamatórias e os níveis de NF-kB, diminuindo a probabilidade de se desenvolver alterações na próstata.
O consumo de alimentos ricos em licopeno (goiaba, melancia, mamão e pitanga), principalmente o tomate, modulam a expressão de uma proteína reguladora do crescimento da próstata, que esta associada com o aumento nos níveis de PSA e com sintomas do câncer de próstata como dor e dificuldade para urinar.

A junção do licopeno a outras substâncias presentes no organismo o torna um agente quimiopreventivo, que previne a ação cancerígena. O consumo diário de uma porção de tomates eleva a resistência de determinadas células contra quebras de DNA, ou seja, ficam mais resistentes às mutações que poderiam levar ao câncer.

Os molhos de tomate apresentam maior biodisponibilidade de licopeno por causa do aquecimento que rompe a parede celular e libera mais o oxidante. Por ser uma substância lipossolúvel tem maior absorção quando consumido junto com gordura, por isso utilizamos o azeite extra virgem ao molho de tomate.

Os ácidos graxos chamados de ômega 3 ajudam a reduzir o colesterol e são associados à diminuição de risco de alguns tipos de câncer, principalmente mama e próstata. Ele é encontrado, principalmente no salmão e no atum. 



O consumo de selênio também tem apresentado boas respostas pela sua atividade antioxidante e por induzir a apoptose (morte) nas células anormais, isto é, antes de desenvolver o câncer de próstata. As sementes oleaginosas, principalmente a castanha-do-Pará, são ricas neste nutriente.

A Camélia Sinensis (chá verde, branco, vermelho) ajudam na prevenção e a reduzir a proliferação de um tumor já instalado, aumentando a sobrevida do paciente. A bebida é rica em polifenóis, e são essas moléculas as maiores responsáveis por essa ação. 

No entanto, não é só a alimentação que contribui para a melhora da qualidade de vida. É necessário adotar outros hábitos, como aliar a prática de exercícios físicos, abolir o hábito do cigarro e reduzir o peso. Os cuidados nutricionais aliados a avaliação médica preventiva podem atuar de forma segura na prevenção e identificação precoces do câncer.

Dicas que devem ser adotadas:

- Consuma, diariamente, um mínimo de 5 porções de frutas e vegetais variados, preferencialmente os ricos em nutrientes que podem prevenir o câncer: os de cor amarelo-alaranjado e vermelho, frutas cítricas, folhosos de cor verde escuro e crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho, rabanete, couve-de-bruxelas, couve-manteiga);

- Consuma alimentos naturais e integrais com o mínimo de processamento industrial;

- Inclua no cardápio diário: leguminosas, grãos, sementes e cereais integrais -trigo, cevada, aveia, linhaça, arroz integral, arroz selvagem, soja, feijões e ervilhas; 



- Limite o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal;

- Escolha óleos vegetais saudáveis - azeite extra-virgem;

- Reduza o consumo de salgados, curados, defumados e churrascos;

- Substitua o sal por temperos naturais, alho, cebola, gersal (sal com gergelim), ervas aromáticas e especiarias naturais, frescas ou secas (tomilho, manjericão, coentro, hortelã, erva-doce, cominho, pimentas, curry e outras);

- Evite ou limite o consumo de bebidas alcoólicas;

- Controle e mantenha seu peso corporal sendo fisicamente ativo e através da prática de exercícios moderados durante, pelo menos, 30 minutos 5 vezes por semana.

Molho de tomate funcional

- 8 tomates maduros, sem pele;
- 1 cenoura pequena;
- 1 beterraba pequena;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
- 1 cebola grande picada;
- 4 dentes de alho amassados;
- 2 colheres de café de açafrão moído;
- Ervas a gosto: Manjericão, orégano, cebolinha, salsinha.
- Sal a gosto.

Modo de preparo: 

Ferva os tomates. Bata no liquidificador juntamente com a cenoura, a beterraba e um pouco da água do cozimento do tomate. Na panela refogue a cebola e o alho juntamente com o azeite. Acrescente o molho liquidificado e deixe ferver por cerca de 20 a 30 minutos. Enquanto o molho estiver no fogo acrescente aos poucos o açafrão moído, as ervas e o sal a gosto. Espere esfriar e armazene em potes de vidro. O molho pode ficar na geladeira por até 3 dias em recipiente de vidro fechado ou até três meses no congelador.

Texto elaborado por: Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa – CRN3. 18387

*Nutricionista Graduada pela Universidade de Sorocaba. 

*Pós Graduada na Universidade Gama Filho: Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva.

*Presidente do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piedade-SP). 

*Atuação como Nutricionista na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e no Lar São Vicente de Paulo de Piedade.

*Nutricionista da Equipe de Atletismo de Piedade.

*Atendimento em Consultório e Home Care.

*Colunista do Jornal Terra, da Revista Outdoor Regional e da Revista Galeria Vip.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR).
Revista Brasileira de Cancerologia 2018; 64.2 (Suplemento 3)
BOJÓRQUEZ, R. M. C.; GALLEGO, G. J. ; COLLADO, P. S. Propiedades funcionales y beneficios para la salud del licopeno. Nutr. Hosp, v.28, n.1, p.6-15, 2013.




Nenhum comentário: