segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Qual é a Dieta Correta Pré Treino e Pós Treino?


Muitos falam em comer carboidrato antes e proteína depois, será mesmo? Antes de mais nada devemos melhorar a pergunta acima nos questionando: que tipo de treino? Musculação? Corrida? Qual o objetivo do atleta? Desempenho esportivo? Ganho de massa muscular? Ou seja, não existe uma regra e sim condutas que devem ser seguidas de acordo com cada paciente e seus objetivos.

Carboidratos

O consumo de alimentos ricos em carboidratos, conhecidos por fornecer energia, devem ser consumidos antes da prática esportiva visando o fornecimento de energia para o atleta desempenhar o exercício (salvo quando a estratégia é treinar sob baixa oferta de carboidrato, Train Low Compete High) e também um balanço calórico positivo quando o objetivo é ganhar massa muscular. 

Também devem ser consumidos após visando a recuperação de glicogênio muscular e hepático (estoques de carboidratos no músculos e fonte energética para aproxima sessão de treino), especialmente em casos de triatletas que executam mais de um treino por dia e necessitam de uma recuperação rápida. 

Agora, se você tem mais de 20 horas de descanso entre um treino e outro, as próprias refeições normais do seu dia a dia (sem restrição severa de carboidrato) farão o papel de preencher os estoques de glicogênio muscular e hepático.

E o consumo de proteína? 

A proteína da dieta interage com o exercício, fornecendo tanto um gatilho quanto um substrato para a síntese de massa muscular, além de melhorar as mudanças estruturais em tecidos não musculares, como tendões e ossos. Dados atuais sugerem que a ingestão dietética de proteína varie de 1,2 a 2,0 g / kg / dia. 

Ingestões maiores podem ser indicadas por curtos períodos durante o treinamento intensificado ou quando se reduz o consumo energético. As metas diárias de ingestão de proteína devem ser atingidas com um plano alimentar que forneça uma distribuição regular de quantidades moderadas (15 a 25g) de proteínas de alta qualidade ao longo do dia e após sessões de treinamento. 

Ou seja, não adianta consumir um suplemento de proteína após o treino e não consumir alimentos fontes de proteína ao longo do dia. O consumo total de proteína  deve ser distribuído de forma regular ao longo do dia inteiro.  

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Del Favero, S. Qual é a dieta correta pré treino e pós treino? Hospital Israelita Albert Einstein. Disponível em: www.einstein.br Acessado em: 03/11/2019.

Nenhum comentário: