segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Nutrição Anti-Inchaço


A combinação de alguns alimentos com função diurética favorece a eliminação de retenção de líquidos, e os sucos podem ser uma boa opção para combater o inchaço.

A escolha de certas frutas, legumes, verduras auxiliam neste processo, como também, no emagrecimento, pois serem, em sua maioria, alimentos de natureza alcalina, ou seja, possuem nutrientes os quais equilibram o nosso organismo. Por serem fontes de magnésio e potássio, neutralizam a ação do sódio em quantidade excessiva (nutriente este que, em excesso, retêm líquido no organismo). Além disso, são ricos em água, facilitando o funcionamento dos rins com a eliminação de líquidos retidos.

Alimentos com ação diurética: Usar base para diluir o suco: água OU água de coco OU ervas diuréticas (uso de ervas diuréticas, como cavalinha, chá verde, abacateiro, entre outras).

Frutas

-Limão: esse não pode faltar! Principal alimento contra a desintoxicação do organismo (retenção de líquidos é um processo intoxicante), altamente alcalino (ou seja, equilibra o organismo e melhora seu funcionamento), possui ação diurética e protetora dos rins por ser fonte de citrato.

-Melancia: uma das frutas mais ricas em água, a eliminar o excesso de líquidos. É rica em antioxidantes protetores do sistema cardiovascular. 



-Melão: rico em potássio e água, é um alimento que estimula o funcionamento dos rins, aumentando a eliminação de fluidos.

-Maçã: é uma fruta com inúmeras propriedades terapêuticas, sendo rica em água e potássio, com ação na remoção de uréia, com ação de funcionamento dos rins, trata e previne nefrites (inflamação dos rins), purifica o sangue auxiliando na detoxificação.

-Cranberry: é uma fruta antioxidante e antibacteriana do trato urinário, prevenindo e tratando infecções de urina e o excesso de formação de radicais livres (substâncias tóxicas), sua ação diurética garante a limpeza do organismo, contendo também boa quantidade de potássio. Aqui no Brasil é difícil achar a fruta in natura, sendo somente na forma de suco. Mas atenção! Verifique se o suco não contém conservantes e excesso de açúcar! A melhor escolha são os orgânicos para obtenção de melhores resultados!

Hortaliças

-Aipo: é rico em água, aumentando o funcionamento dos rins e auxilia na digestão de outros alimentos. 



-Salsa: diurético natural, rica em água e antioxidantes protetores dos rins, facilitando seu funcionamento e eliminação de líquidos.

-Alface / agrião: o alface é rico em nutrientes, tem ação calmante, ação laxativa e diurética, sendo rica em água e potássio, diminuindo excesso de sódio e líquidos, contribuindo na redução da pressão arterial, ou seja, confere proteção cardíaca. O agrião é rico em antioxidantes, nutrientes como vitamina C, ferro, betacaroteno e flavonóides (ajudam no equilíbrio do organismo) prevenindo e tratando doenças pulmonares, hepáticas. Fonte rica de magnésio, possuía ação detoxificante e diurética, melhorando o funcionamento dos rins.

-Couve: um dos principais alimentos detoxificantes do organismo, fortalece o sistema imunológico, é digestivo, rico em água e magnésio, auxiliando a diurese.

Legumes

-Beterraba: é um alimento que fortalece o sistema imunológico, favorece a circulação sanguínea levando mais nutrientes e oxigênio às células. Ingrediente interessante para fazer suco associado com verduras e frutas, sendo diurético e descongestionante das vias urinárias, evita a formação também de cálculos renais.

-Pepino: é um vegetal rico em água, sendo considerado um dos melhores alimentos hidrantes do corpo. É item obrigatório no suco diurético e detoxificante, estimulando o funcionamento urinário para eliminação de líquidos e excesso de sódio. Contém nutrientes antioxidantes que combatem os excessos de substâncias tóxicas.

OUTROS: Gengibre: possui ação anti-inflamatória, tendo ação no combate à formação de substâncias ruins e na eliminação de toxinas por sua ação diurética. Chás: cavalinha, hibiscos, dente de leão, chá verde, chá mate, cabelo de milho, são um dos mais estudados com capacidade diurética, e que auxiliam no tratamento dietoterápico. Mas muitos ainda acham que por serem ervas, são isentas de efeitos adversos, e na verdade, não são! Por isso, nada como o aval do profissional que te acompanha para ajudar na orientação.

Texto elaborado pela nutricionista: Dra. Christiane Bergamasco

Formada em Nutrição, há mais de 10 anos, com cursos de pós-graduação em Nutrição Clínica , Funcional e Fisiologia do Exercício. Autora de publicações científicas em livros e revistas, atuou em hospitais de primeira linha e também como professora universitária e consultora em programas de TV e revistas.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Nenhum comentário: