quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Nutrientes da Beleza


Manter a pele e os cabelos bonitos não depende só de investir em cremes de última geração ou modernos tratamentos estéticos. Saúde e beleza andam juntas – e além de investigar qualquer mudança significativa na aparência, como aumento da oleosidade ou da acne, unhas quebradiças e queda de cabelo acentuada, cuidar da alimentação é essencial.

Conheça os alimentos que devem ser incluídos na dieta para prolongar a vitalidade da pele e dos cabelos:

Frutas Vermelhas

Blueberry, cranberry, goji berry, açaí, framboesa, amora, morango, cereja, além da jabuticaba, contêm grande quantidade de antioxidantes que neutralizam os efeitos dos radicais livres, os "vilões da beleza" que aceleram o envelhecimento. A vitamina C participa da produção do colágeno, atenuado rugas e linhas de expressão, garantindo uma pele mais firme e mais resistente aos efeitos nocivos do sol e da poluição. Em sucos, vitaminas, misturadas no iogurte, inclua ao menos uma porção diária dessas frutinhas na dieta.

Oleaginosas

Por que tanto se fala em caprichar no consumo das castanhas, amêndoas, nozes, pistache, macadâmia, avelã? Porque são riquíssimas em três poderosos nutrientes da beleza: ômega 3, selênio e vitamina E. Todos têm função antioxidante, de proteção contra o envelhecimento prematuro e melhoram o aspecto geral da pele em relação às rugas e à flacidez. O selênio está associado a uma pele mais viçosa, sendo a castanha-do-brasil sua principal fonte. O ômega 3 atenua processos inflamatórios, tornando-se um aliado contra a acne. A vitamina E acelera a cura de lesões na pele e ajuda na formação do colágeno.

Alimentos Proteicos

Em se tratando de textura, elasticidade e sustentação da pele, não há proteína mais importante que o colágeno. Como produzimos cada vez menos dessa substância a partir dos 30 anos, é importante estimular sua síntese por meio da alimentação. Proteínas como peixes, ovos, queijos, iogurtes, leguminosas, cereais como a quinoa, carnes brancas e vermelhas, são combustíveis para o corpo fabricar mais colágeno e também a queratina, uma proteína que compõe a estrutura dos cabelos. Gema de ovo, frango e soja ainda contêm lisina, um aminoácido que fortalece a imunidade e ajuda na construção da massa muscular, garantindo uma pele mais tonificada. 



Cereais Integrais

São grandes reservas de fibras, vitaminas e minerais, principalmente zinco, selênio e magnésio. O zinco é um antioxidante que atua na síntese do colágeno e da queratina – e muitas pesquisas o relacionam à capacidade de reduzir a produção de oleosidade na pele, inflamações e, consequentemente, a acne. Aveia, arroz integral, centeio, cevada, quinoa e amaranto fornecem boas quantidades desse mineral. Além disso, as fibras presentes nos cereais integrais ajudam o intestino a eliminar mais toxinas. Isso melhora o aspecto da pele como um todo, inclusive da celulite.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Curi, T. Nutrientes da beleza: conheçam os alimentos que melhoram pele e cabelo. Hospital Sírio Libanês. Disponível em: www.hospitalsiriolibanes.org.br Acessado em: 12/11/2019.

Nenhum comentário: